O CO², ou dióxido de carbono, não é, decididamente, um produto da inventividade e/ou irresponsabilidade do homem no uso dos recursos naturais e da queima de combustíveis fósseis apenas. É um elemento natural no meio ambiente, que faz parte do “metabolismo” do planeta e só chegou a tornar-se um vilão, em função dos excessos cometidos pelo homem em nome do progresso. Como você lê no artigo:”Dióxido de carbono, de benfeitor a vilão do meio ambiente pela ação humana".
Entretanto a somatória do efeito das emissões de “n” atividades humanas veem gerando um desequilíbrio com altíssima concentração de CO² na atmosfera, literalmente, insustentável.
Muito se tem escrito e falado sobre a influência das atividades pessoais na construção deste cenário, bem como o que pode ser feito por cada um para contribuir na controle do aquecimento e degradação do meio ambiente.
As novas tecnologias, como quaisquer outras, não ficam de fora dessa responsabilidade. Como o seu computador e as suas atividades na Internet, por exemplo. Neste sentido uma idéia simples, mas, que adquire maior significado diante dos mais de 1 bilhão de computadores e os quase 700 milhões de usuários ativos de Internet é reduzir o consumo de energia e as suas emissões de CO², usando tecnologias e/ou procedimentos mais “limpas”.
O portal de pesquisa EcoFree, que utiliza tela preta, pode ajudar, pois, está comprovado que reduz significativamente o uso de energia. Como você pode ver e baixar para o seu computador no link:”O "Preto é Verde". Use “tela” preta contra a degradação do meio ambiente e o aquecimento global". Clicando aqui, pode ainda enviar para seus amigos o mesmo portal e assim disseminar esta idéia.
Artigos relacionados:
- Lixo virtual. O novo “front” da velha atitude de produzir lixo e destruir o meio ambiente;
- A bicicleta contra o aquecimento global, o ganho de peso e pelo meio ambiente;
- Torne-se um “guerrilheiro verde”, lance bombas de sementes e ajude na recuperação do meio ambiente;
- Vintage, retrô, brechó...tudo a ver com o ecologicamente correto;
- Produtos orgânicos, a diferença nos preços você tira na farmácia e no médico;
- Fontes inusitadas de emissões de CO² e a sua contribuição na degradação do meio ambiente;
- Pavimentação de jardins e quintais e problemas para o meio ambiente nas cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário