segunda-feira

Torne-se um “guerrilheiro verde”, lance bombas de sementes e ajude na recuperação do meio ambiente



Já plantou uma árvore? Não? O que está esperando? Não parece tão fácil, não é mesmo?

As cidades estão tão grandes e o solo tão ocupado – privatizado – que fica difícil até plantar uma árvore. A muda, o adubo, as ferramentas para abrir o buraco, a rega, a proteção, os cuidados... Não parece tão simples assim.


Um jeito fácil é fazer como os passarinhos, sair distribuindo sementes por aí e deixar que a natureza faça o resto do trabalho. Se aproveitar o tempo de chuva fica ainda mais fácil. Primeiro é preciso conseguir as sementes. Não, não precisa comprar. Nesta época do ano tem muita árvore por ai que está “doando" suas sementes. É só olhar. Não precisa nem procurar muito.

Aqui na porta de casa, por exemplo, tem um Ipê Amarelo que, depois de uma festa de flores amarelas está preparando as vagens de sementes para “distribuir” a sua exuberância e beleza. Como ele existem aos milhares por aí. Ele sabe das coisas. Sabe que o momento é agora, pois a estação é propicia.

A Seed-Bomb, surgiu como um projeto de semear por aviões, mas, dá para fazer de forma mais simples, cada um pode fazer a sua parte. A idéia aqui é a seguinte: fazer uma “bomba de sementes” e se tornar um “Guerrilheiro verde”. Clique no link: Bomba de sementes, e veja como fazer isso. Depois, é distribuir por aí.

Vai dar um grande prazer passar de vez em quando e acompanhar o resultado. Vamos lá, mãos à obra! Se quiser, volte e fale sobre a sua experiência. É só guardar o link do artigo.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

8 comentários:

  1. Sabe seria a forma ideal de reflorestar
    Boa ideia
    Alcione

    ResponderExcluir
  2. Olá Alcione!

    É verdade! É uma forma despretenciosa de fazer a nossa parte, uma pequena parte, pois, a natureza se encarrega do resto. Se fizermos na época adequada - das chuvas - tudo fica muito mais fácil.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Sr Paulo
    em uma ocasião já bem distante.li na revista Seleções que um Homem,em suas viagem de trem jogava sementes de flores
    pela janela .Para o Senhor ver a coisa não é nova.
    Já pensou? que maravilha ?
    Pelo tempo o mundo poderia estarbem mais florido
    Mas é o caso .
    A ideia fica
    Progresso no seus propósitos
    Paz

    ResponderExcluir
  4. Olá Alcione!

    É verdade, idéia não é nova. Eu mesmo já fiz, há algum tempo, algo parecido. Morei próximo à Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, e como corria todos os dias nas imediações – em ruas de acesso à lagoa, comecei – e o fiz por um bom tempo – a distribuir, semear, sementes de uma flor amarela da qual não me lembro o nome, mas, que se parece a uma margarida, bem resistente, que tinha em casa, e pude curtir o resultado, eu mesmo, enquanto corria, com as milhares de flores que emolduravam as laterais da pista. Tudo foi feito silenciosamente, ou seja, é a primeira vez que falo sobre isso.
    Como vê, é muito simples, pois, as sementes existem por todo lado, é só observar. Com as flores é muito mais fácil pois pode ser feito em qualquer lugar, ao contrario das árvores, como proponho no artigo, que precisa de mais critério na escolha do local.
    Se mais gente fizer, poderemos, no mínimo, colorir e embelezar muitos terrenos pela cidade que só servem como depósito eventual de lixo e sujeira. Não é verdade?

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Excelente Post, parabens!!

    Sao pessoas como voce que ajudam a resgatar nosso mundo, divulgando ideias inteligentes!

    Abracos,

    http://vivendoeuropa.blogspot.com
    http://alimentosemsofrimento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Carol!

    Muito obrigado. Fico feliz que tenha gostado.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Mas as sementes precisam ser apenas de espécies NATIVAS da região, se não, em vez de ajudar a natureza, estaremos prejudicando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diana!

      É tem razão. Ainda bem que você deixou o alerta, pois, a invasão de espécies exóticas e/ou estrangeiras tem sido uma verdadeira praga em alguns casos, comprometendo o ecossistema onde é plantada levando à perda de biodiversidade.

      Não é fácil distingui-las, já que muitas estão por aqui há tanto tempo que muitos devem achar que são nativas, basta fazer um pesquisa e dar uma olhada nas que se encontram em sua rua ou cidade.

      Quando pensei em fazer estas “bombas ecológicas” as sementes que me ocorreram foram a de um Ipê Amarelo que tem aqui na porta, são pequenas e em grande quantidade.

      Um abraço

      Excluir