quarta-feira

Como fazer uma coleira contra pulgas com produtos naturais



Pelo menos teoricamente o aumento acentuado de cães e a sua proximidade em praças e nas ruas aumenta as chances de contrairem doenças, mesmo o que é considerado um mero desconforto, que são as pulgas. Em função disso, o arsenal de medicamentos deve aumentar na mesma proporção, principalmente porque a “economia pet” movimenta muito dinheiro no país e no mundo, o que pode não ser muito bom para o seu cachorro ou gato, principalmente com o uso continuado.

Uma receita que rola na internet promete acabar com pulgas, carrapatos e outros parasitas e embora leve alguns componentes quimicos, é uma “faça você mesmo” e parece ser mais simples, fácil e eficiente, como você confere no link: Como fazer um frontline caseiro.

Outra alternativa aos medicamentos “de farmacia” ou do veterinário, é bem mais simples e se aplica especificamente às pulgas. Uma delas é uma coleira anti-pulgas e outra uma fórmula feita com folhas ou mesmo dicas de alimentos que teem o mesmo propósito. Leia abaixo a tanscrição das duas receitas naturais, mesmo, na categoria “Faça você mesmo”:
Se você se sentir inseguro em usar produtos químicos em seu cão ou em sua casa, existem tratamentos naturais contra pulgas, feitos à base de plantas, vitaminas ou ervas. A adição de alho ou levedura de cerveja à comida de cães é tida como eficaz para impedir que as pulgas infestem animais. Como ambos são produtos alimentícios comuns e não causam problemas para cães, na realidade não há nada a perder fazendo uma experiência. Colares de ervas e pós contra pulgas também são populares e facilmente encontrados.

Eucalipto, erva-doce, alecrim, arruda, losna e língua de vaca parecem funcionar como repelentes de pulgas. Para preparar seu próprio pó de ervas contra pulgas, combine quantidades iguais dessas ervas e misture-as bem. Polvilhe uma pequena quantidade desse pó nos pêlos de seu cão e faça uma massagem, assegurando que se espalhe até a pele. Você também pode usar uma gota ou duas de óleo de essência de eucalipto e alecrim em uma compressa ou coleira coberta com tecido.

Porém, da mesma forma que em qualquer coleira contra pulgas, examine o animal à procura de sinais de perda de pêlos ou irritação da pele em volta do pescoço e tome cuidado para que o cão não mastigue a coleira. Você também pode comprar coleiras antipulgas já prontas em lojas de animais de estimação ou lojas de alimentos naturais.
Texto, em itálico, transcrito do site: HowStuffWorks

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

8 comentários:

  1. São sempre muito boas as dicas que voce no proporciona
    Parabens e obrigada
    Alcione

    ResponderExcluir
  2. Olá Alcione!

    Que bom que você gosta. O propósito é contribuir para que possamos ter uma vida mais saudável e natural.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, gostaria de ver um vídeo passo apasso sobre esse pó de plantas e da coleira ou fotos passo a passo. Adotei 15 cães abandonados e machucados, hj estão bem, mas alguns estão com pulgas.Não tenho ong nem quero, marido e eu cuidamos deles.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    As informações que temos sobre estes produtos já estão no artigo, entretanto, neste link, no blog, você encontra informações sobre um frontline feito por você mesmo, fácil de fazer, muito barato e com eficiência comprovada.

    Para vocês que estão com muitos cães é a melhor alternativa. Leia, tambem, os comentários, pois, eles complementam as informações do artigo.

    Você pode copiar e colar em seu navegador o link seguinte: http://metanoverde.blogspot.com/2010/03/como-fazer-um-frontiline-caseiro.html ou clicar, na barra ao lado: Faça você mesmo, em Como fazer um Frontline caseiro

    Parabéns pela opção de adotar e cuidar deles.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei das dicas, fiz a receita do FL caseiro, coloquei o que tinha de cânfora, acho q 8 pedras da farmácia, mas foi bom as pulgas subiram para a carinha dos gatinhos eles tem 20 dias, agora vou ter der ver bem o local, sofa, etc pq eu não me atentei para o fato do ambiente então acho que isso e o mais importante.Hoje pela manhã não havia pulgas passeando neles mas agora a noite vou remove-los da onde estão e caprichar na limpeza do local!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Rosa!

      Bom que tenha dado certo. Sobre o controle das pulgas no ambiente você deve usar o frontline caseiro que é muito eficiente, tambem, para usar no corpo para combater tanto as pulgas como carrapatos.

      Já que a coleira está dando certo deixe para utilizar o frontline quando eles estiverem maiores. Dê uma lida nos comentários e relatos ou depoimentos de outros usuários.

      Acesse: Como fazer um frontline caseiro

      Saúde para os seus bichanos

      Um abraço

      Excluir
  6. Não tenho muita experiência no ramo, e nem sei dizer se faz mal para os pets, eu usei vários produtos comprados em veterinárias e nenhum me deu o efeito que eu queria.

    Eu particularmente uso SAL, faço uma salmora (aguá + sal) um pouco concentrado, e dou um banho no pet... é imediato... a pulgas morrem todinhas ^^, depois tiro bem, tirando todo a salmora do bichinho, ai dou um banho com shampo e sabonete próprios para pets...

    é só uma dica, cada um com seu cada qual...
    No meu caso tem resolvido o problema! e não aparenta fazer mal para os bichinhos! ( cães e gatos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oí!

      É uma boa ideia, e agradecemos por partilhar conosco essa sua experiência.

      No link: Como fazer um frontline caseiro, você pode encontrar uma fórmula, fácil e barata, que pode utilizar como complemento ao seu tratamento, eliminando as pulgas e carrapatos do ambiente onde vive o seu cão ou gato e facilitando o controle.

      Dê um olhada!

      Um abraço

      Excluir