quarta-feira

Bicicleta contra o aquecimento global, o ganho de peso e pelo meio ambiente



Manifestação contra carros e
Um hábito saudável que ataca dois problemas graves do nosso tempo é andar de bicicleta. Primeiro porque elimina a produção e emissão pessoal de CO² e redução da pegada ecológica ao não utilizar qualquer outro meio de transporte com combustível fóssil e, segundo porque possibilita a queima dos excessos de calorias e reduz o sobrepeso e seus adereços como hipertensão e diabetes, além de dar “um trato” no estresse. Isso sem falar no prazer que é dar uma pedaladas por aí.

Mas, para isso é necessário que – pelo menos nas grandes cidades do país – se inverta a prioridade no ordenamento e uso do solo urbano, que privilegia o transporte individual, literalmente por automóveis, criando ciclovias. No ponto em que estão as cidades hoje sem infra-estrutura adequada ao ciclismo, andar de bicicleta como veiculo de locomoção – trabalho, escola, universidade – é uma aposta na sorte a na vida.

Precisamos, portanto, usar a criatividade e acionar as instâncias de decisão do município e exigir mais espaço para a bicicleta, como de resto vem ocorrendo em muitas cidades mundo à fora. Inclusive uma legislação que não só favoreça como proteja o ciclista, como já vem ocorrendo em muitos países. Esta imagem acima é de uma das manifestações que ocorrem na França, no sentido de forçar a proibição do uso de automóveis em Paris.

Agora mesmo, o Brasil participa de um encontro internacional na Alemanha, para verificar e buscar subsídios sobre transportes alternativos, incluindo a bicicleta, visando otimizar o transporte para a próxima Copa2014, no Rio de Janeiro, aproveitando a experiência do país que sediou a Copa de 2006.

É isso! Enquanto vai usando a sua magrela, com segurança, em sua cidade, organize-se no sentido de exigir mais espaço para que possa torná-la, efetivamente, um meio de transporte e não apenas um objeto de lazer.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário