sábado

Dióxido de carbono, de benfeitor a vilão do meio ambiente pela ação humana

Cerrado brasileiro
O dióxido de carbono ou CO², sempre esteve onipresente no meio ambiente, e a sua importância é fundamental para o metabolismo do planeta como um todo.

Importantes aspectos da vida estão diretamente vinculados à sua presença, como comentamos em artigo:”Os benefícios do efeito estufa",que você lê clicando no link.

De benfeitor, relativamente desconhecido, passou a vilão poderoso, em função da intervenção do homem e de suas atividades que aumentaram a sua concentração na atmosfera a níveis insustentáveis à vida e comprometendo, como sabemos, o equilíbrio existente há milênios que tem permitido o desenvolvimento da vida.

Ao que se sabe, o planeta passou por um período de altas concentrações de CO², com superaquecimento há 50 milhões de anos com causas não de todo esclarecidas. Como vê, conforme vimos afirmando, como no artigo:”O planeta não precisa ser salvo",que você lê clicando no link, quem está em risco, de fato, é a vida, pelo menos como a conhecemos.

O planeta existe em condições habitáveis, pelo menos, há 3,5 bilhões de anos e já deve ter passado por muitas situações “limites” e, como fênix renasce e recupera as condições que veem permitindo a vida. Então, o que temos que fazer é repensar procedimentos e atitudes, tanto pessoais como institucionais, para garantir a continuidade das condições mínimas à nossa própria sobrevivência.

Você acha que as mudanças no meio ambiente passam, necessariamente, pela ação pessoal?

Faça um comentário dando a sua opinião.

Leia artigos relacionados:

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário