domingo

Gás 17 mil vezes mais poluente que o CO² agrava o efeito estufa


Uma nova fonte de emissão de gás de efeito estufa com uma capacidade 17 mil vezes superior ao dióxido de carbono e que cresce rapidamente é o trifluoreto de nitrogênio ( NF³ ), usado, principalmente, pela industria de semicondutoraschipes de silício – e aquelas que produzem as telas de LCDTV e computadores.

O gás é utilizado na “lavagem” de componentes desses produtos e, pelo menos teoricamente teriam o seu vazamento ou emissão para a atmosfera sob controle, o que não confirmam as ultimas investigações.

As emissões não são ainda de todo mensuráveis, mas as primeiras medidas já apontam um índice, relativamente alto. Um agravante, além crescimento das emissões e a sua elevada capacidade de aumentar o efeito estufa e comprometer mais ainda o meio ambiente no planeta, é que este é um setor industrial que, praticamente, esta começando e se desenvolve em todo o mundo.

Até agora, os maiores vilões do esfeito estufa foram, e continuam sendo, as usinas termoelétricas movidas a carvão mineral e os automóveis, principalmente, na União Europeia e nos EUA e que, agora, começam a receber a contribuição, nada modesta, do esforço de desenvolvimento da China.

Leia artigos relacionados:

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário