sábado

Usos e abusos da água ou a responsabilidade pessoal na sua preservação


Criança no Haiti
Em nome do meio ambiente ou da preservação ambiental, alguns equívocos são cometidos sem que tomemos consciência do que estamos fazendo.

Nas campanhas feitas para estimular a reciclagem: vidros, latas, embalagens plásticas e de tetraplack, recomenda-se que elas sejam lavadas antes de acondicionadas para a coleta.

É um grande constrasenso, pois, o que se vê, com frequencia, é o gasto desnecessário de água para se lavar uma lata vazia de leite condensado ou outra embalagem qualquer, quando se sabe que, dentre os recursos a se cuidar e preservar, nada se iguala em importância vital – literalmente – à água.

Isso fica mais sério quando se sabe que qualquer processo de reciclagem ou reaproveitamento como o de metais e plásticos, passam, normalmente, por um procedimento de limpeza nas industrias específicas.

Muitos de nós, que tem a água fluindo abundante o tempo todo nas torneiras de casa, não se deu conta de sua preciosidade, da redução acelerada de sua disponibilidade – água potável – no planeta, e do fato que, nesse momento, mais de 1 bilhão de pessoas – segundo a ONU – lutam pelo mundo afora para garantir até o mínimo para beber.

Pelo mundo afora... Parece muito vago, muito distante, sem conexão alguma com o nosso cotidiano aqui. Não é verdade? É o que muita gente acha e pensa. Mesmo aqui – no Brasil – que possui as maiores reservas de água potável no planeta, muitos tem dificuldades para satisfazer suas necessidades básicas.

Não. Não estamos falando da caatinga na Região Nordeste. Estamos falando de inúmeros bairros em cidades grandes, como São Paulo, por exemplo. Logo, lavar embalagens para reciclagem, bem como “varrer” o quintal ou o passeio com a mangueira são atitudes que podem pesar, e muito, em futuro não muito distante.

Você concorda que o “desperdício” pessoal pode comprometer o abastecimento coletivo? Como conscientizar as pessoas sobre a sua responsabilidade no processo?

Faça um comentário. Dê a sua opinião!
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. SR Paulo Athayde
    Considero de suma importancia o seu artigo Usos e abusos da agua
    Realmente seria o ideal que as enbalagens fossem limpas para a reciclgem ,principalmente as de Tetraplack,pois eu soube que quando elas vão para os lixões em naturam,sujas e malcheirosas, é preciso muita quantidade de agua para fazer as mesmas ficarem de forma ideal para o aproveitamento.
    Eu ao manusear meu lixo costumo assim que as uso (embalagens Tetraplack) abri-las nas extremidades de cima e de baixo e depois lava-las ligeiramente com uma esponja com detergente .Não é preciso muita agua.Ponho para escorrer um pouco ,depois dobro as laterais para dentro ,e coloco-as dentro de uma caixa de Tetraplak .Uma caixinha acodiciona até 11 caixas vasias.
    Uso essa técnica a bastante tempo primeiro para não entulhar minha lata de lixo com um monte de caixas porque fazem um volume enorme,e tambem ao meu ver com os residuos de leite fica tudo muito fedido.Dessa forma 12 caixas ocupam só o volume de uma caixa.
    Se o Sr desejar,poderei mandar de forma mais explicativa essa minha forma de administrar o lixo
    A meu ver como forma de aprendizado nas escolas ,deveria ser ensinada as crianças essas maneiras de tratar o lixo,pois aos poucos essas crianças aprenderiam que não é só para se ganhar dinheiro que devemos fazer algo de melhora para todos
    Parabens pelo seu empenho
    Alcone

    ResponderExcluir
  2. Alcione

    É bom saber do seu empenho no trato com os descartados para a reciclagem. Este blog, modestamente, objetiva contribuir para a multiplicação de pessoas como você e com a sua consciência ambiental.
    Você tem razão quanto ao mau cheiro e o problema com o armazenamento de algumas embalagens, que poderia, inclusive, estimular a proliferação de insetos no local.
    Se você quiser, como sugeriu, pode escrever sobre a sua forma de administrar o lixo, que nós publicamos como post do blog, em sue nome.
    Concordo que a escola seria o melhor lugar para uma educação ambiental. Temos artigos aqui no blog, sobre reciclagem – no caso, bateria de celular – que foi indicado por professores de colégio como referência para pesquisa.
    Ficamos aguardando a sua contribuição. Pode enviar para o email: cayero@pop.com.br que teremos o maior prazer em divulgar a sua experiência.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir