Como sabemos, os terremotos são fenômenos naturais que ocorrem em áreas de junções das placas tectônicas que, por mais que o homem pesquise e se informe, o muito que consegue fazer é tentar administrar os estragos e mortes provocadas por eles.
Que são imprevisíveis e detém um alto poder de destruição e mortes, não é novidade, mas, algumas pesquisas vem sinalizando, ou melhor, juntando evidências, segundo as quais algumas atividades do homem no meio ambiente poderiam provocá-los.
Alguns terremotos de media magnitude, ocorreram em regiões que sofreram forte intervenção humana, como foi o caso do último que ocorreu em Sichuan, na China (julho 2008) - imagem acima - que matou mais de 180 mil pessoas, e que estaria associado a construção de uma grande barragem e usina hidrelétrica na área.
As alterações na morfologia do solo sob as barragens, com a pressão exercida pelo grande volume de água ( 150 a 200 metros de profundidade), teria levado a uma infiltração de água a camadas mais profundas do solo e, provavelmente, interferido na dinâmica das placas tectônicas.
A se confirmarem essas considerações – embora prematuras ou incipientes – esperam-se sérias reações ao grande volume de água da maior barragem do mundo, a Três Gargantas no rioYang Tsé , também, na China em área de atividades sísmicas consideráveis.
Qual a sua opinião? Acha que é paranóia em torno de um fenômeno natural, ou isso sinaliza no sentido de que o homem deva repensar as suas intervenções no meio ambiente?
Faça um comentário!
Follow @Metanoverde
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário