sexta-feira

Terremotos podem ser “induzidos” pelas atividades humanas no meio ambiente?

Sichuan, na China
Como sabemos, os terremotos são fenômenos naturais que ocorrem em áreas de junções das placas tectônicas que, por mais que o homem pesquise e se informe, o muito que consegue fazer é tentar administrar os estragos e mortes provocadas por eles.

Que são imprevisíveis e detém um alto poder de destruição e mortes, não é novidade, mas, algumas pesquisas vem sinalizando, ou melhor, juntando evidências, segundo as quais algumas atividades do homem no meio ambiente poderiam provocá-los.

Alguns terremotos de media magnitude, ocorreram em regiões que sofreram forte intervenção humana, como foi o caso do último que ocorreu em Sichuan, na China (julho 2008) - imagem acima - que matou mais de 180 mil pessoas, e que estaria associado a construção de uma grande barragem e usina hidrelétrica na área.

As alterações na morfologia do solo sob as barragens, com a pressão exercida pelo grande volume de água ( 150 a 200 metros de profundidade), teria levado a uma infiltração de água a camadas mais profundas do solo e, provavelmente, interferido na dinâmica das placas tectônicas.

A se confirmarem essas considerações – embora prematuras ou incipientes – esperam-se sérias reações ao grande volume de água da maior barragem do mundo, a Três Gargantas no rioYang Tsé , também, na China em área de atividades sísmicas consideráveis.

Qual a sua opinião? Acha que é paranóia em torno de um fenômeno natural, ou isso sinaliza no sentido de que o homem deva repensar as suas intervenções no meio ambiente?

Faça um comentário!

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário