Na racionalização no uso de recursos naturais e de energia, um aspecto que vem crescendo é a reutilização de objetos pessoais como roupas, acessórios, móveis, utensílios e mesmo eletroeletrônicos.
Ocorre hoje uma atribuição de valor e significado a estes objetos que recebem nomes como vintage, retrô, brechó e outros, que veem sendo apropriados pelo universo fashion ou de moda, no caso das roupas, acessórios e calçados. É um movimento que tem tudo a ver com os desafios atuais de preservação da natureza e meio ambiente, pois, enquadra-se no ítem reutilização, que está no primeiro time das atitudes ecologicamente corretas.
Enquanto a reciclagem – desejável e necessária – implica em gasto de energia, emissões de CO² e criação de escória ou rejeito em seu processo de reciclagem, a reutilização corresponde ao uso puro e simples de um recurso pronto, sem ônus algum para o meio ambiente.
Pense nisso! O vintage, retrô, brechó ou seja lá qual nome tenha, é moderno, é fashion e é ecologicamente correto.
A mesma atitude – reutilização – vale para inúmeros outros objetos que são descartados em função de hipotéticas funcionalidades atribuídas pelos fabricantes aos novos modelos. Portanto assuma esta idéia e com isso, com certeza, estará reduzindo a sua pegada ecológica e contribuindo para a preservação do meio ambiente e da vida.
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.
Follow @Metanoverde
Nenhum comentário:
Postar um comentário