segunda-feira

Fontes inusitadas de emissões de CO² e a sua contribuição na degradação do meio ambiente

Quando se fala em emissões de CO², o que nos vem à mente são as fábricas, usinas movidas a combustíveis fósseis, automóveis e um sem numero de atividades humanas convencionais. É fato. Mas, um emissor que vem ocupando um espaço cada vez mais expressivo nesse cenário são as novas tecnologias “limpas”.

Talvez a vedete entre esses novos agente seja o computador – o CPU, mais precisamente – pois, é um emissor importante, principalmente, com o seu número crescente que já ultrapassa 1 bilhão de aparelhos.

Nesse sentido, iniciativas interessntes veem surgindo, como o Climate Savers, formado pelas maiores empresas de tecnologia de ponta para combater o aquecimento global, conforme artigo:”Climate Savers, a onda ‘Greenteck’ a favor do meio ambiente...” que você lê clicando no link, bem como outro artigo onde comentamos pesquisas feitas que atestam a nada insignificante contribuição das redes sociais para o aquecimento e degradação do meio ambiente:
”Second Life e o efeito estufa”.

Temos, também, os portais de pesquisa ecologicamente corretos propostos pelo Google: o EcoFree e o Blakle, que você confere clicando no link e que pode, inclusive começar a usar.

Com o alerta que surgiu após a divulgação do relatório do IPCC: “O relatório de Paris sobre aquecimento global e meio ambiente”, situações inusitadas veem sendo levantadas sobre ações, insuspeitas até então, que conforme o artigo:”O divorcio contribui para o aquecimento global”, ou mesmo o Projeto de Lei que pretende obrigar aos noivos – a cada um deles – plantar uma árvore a título de compensar futuras emissões, que você lê em: “Projeto de Lei propõe obrigar recém-casados e proprietários de veículos novos...”

Como vê a informação e o conhecimento sobre a relação entre as atividades humanas mais triviais e o aquecimento global, vem crescendo, embora o “salto quântico” para a consciência e ação não ocorreram na mesma medida.

E você, acha que a contribuição pessoal é, realmente, significativa para o aquecim
ento global?

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário