segunda-feira

Rejeitar sacolas plásticas no comércio, uma forma simples de fazer sua parte


Pequenas atitudes podem gerar grandes resultados. No cuidado e uso racional dos recursos naturais e preservação do meio ambiente não é diferente. Cada um de nós, embora não tenha conhecimento e/ou consciência, já nasce com uma forte pegada ecológica, que se acumula ao longo da vida.

As sacolas plásticas, por exemplo. Bilhões delas são produzidas – com grande custo ambiental pela emissão de carbono, além de consumirem matéria prima fóssil, são consumidas e descartadas nos lixões e aterros sanitários, iniciando uma vida longa – centenas de anos – comprometendo o meio ambiente e a qualidade de vida.
Você pode começar a fazer alguma coisa, a sua parte. Não espere por alguma lei restritiva ou que proíba o seu uso para deixar de contribuir com este estado de coisas. Hoje, por exemplo, em uma saída rápida ao centro da cidade, eu recusei 6 sacolas plásticas.

A primeira em uma farmácia, depois um caderno em uma papelaria, 2 pratinhos plásticos para vasos de plantas em outra loja, um kg de açúcar mascavo em uma loja de produtos naturais, alguns DVDs e, por último, em um mercadão, 2 doces de leite pequenos, já embalados, que o vendedor colocou em um saquinho de papel e em seguida em uma sacola plástica. Tudo foi levado na mochila.

Isso prova que elas nem sempre são necessárias. É só usar o bom senso. Uma boa idéia é fazer você mesmo uma Sacola Ecológica, que você aprende como fazer clicando no link: Como fazer uma sacola ecológica, e levá-la em suas compras. Parece pouco, mas, antes do resultado prático, existe aquele de auto-educação e consciência ambiental, e a certeza de que está fazendo algo pelo seu bem estar, e de todos os demais no planeta.

Leia artigos relacionados:

# Separe o lixo, mesmo que não exista uma coleta seletiva regular onde mora.


Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

6 comentários:

  1. Excelente matéria, precisamos no mundo de pessoas compromotedias com o meio ambientecomo voçês.

    André Ubaldo
    ONG UBEM - União Brasil Ecologistas e Motociclistas
    http://www.ubem.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá André!

    Agradecemos muito.
    É isso! É como dizem: “...com o propósito de transformar o predador em protetor, o alienado em engajado nas causas que envolvam a preservação do ambiente em que vivemos...” Um mutirão onde juntos poderemos fazer a diferença.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Ok, concordo com tudo, mas onde vou colocar o lixo? Acho que devemos reduzir, mas evitar completamente não dá.

    Carmen.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Carmen!

    Tem razão, o que podemos fazer pessoalmente é minimizar, pois, a forma como as coisas estão estruturadas, fica praticamente impossível evitar.

    O importante é tomarmos consciência de tudo isso e fazer a nossa parte, na medida do possível, é claro!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Quando olho a prateleira do supermercado forrada de produtos, todos em embalagens plasticas, a sacolinha me parece uma tremenda bobagem. A economia que o supermercado vai fazer com a abolição da sacolinha é de deixar quaquer um tonto. Mas não vejo nenhum movimento para voltarmos a usar embalagens de vidro, papelão ou lata, como as de antigamente. Por que será hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!


      É como diz: Mas não vejo nenhum movimento para voltarmos a usar embalagens de vidro, papelão ou lata, como as de antigamente. Por que será hein? Com certeza é porque fica mais barato e melhora os lucros de toda rede produtiva e de distribuição e venda, embora estes produtos que cita sejam de reciclagem garantida.

      A campanha das sacolas plásticas é um claro exemplo disso. Pegando carona, e faturando, na onda ambiental e de sustentabilidade, aumenta seus lucros enquanto prega uma ambientalismo mentiroso.

      É o que se denomina “Maquiagem sustentável”. As empresas, todas elas, continuam com suas práticas predadoras de sempre, tanto do meio ambiente e recursos naturais, como em sua sede insana e sem limites por lucros.

      O mais sério é que as pessoas acreditam nestas mentiras de “empresa preocupada com a sustentabilidade” e acabam por privilegiá-las.

      As sacolas plasticas continuam normalmente no restante do comércio além do aumento acentuado na venda de sacos de lixo.

      Tem algumas redes menores que veem oferecendo sacolas plásticas biodegradáveis enquanto as grandes redes tipo Extra-Pão de Açúcar, Wal-Mat e Carrefour – entre as maiores do mundo – continuam fazendo as pessoas saírem até com as compras na mão.

      Se a preocupação – como dizem – é mesmo o meio ambiente, porque não as sacolas biodegradáveis?

      Excluir