Só se gosta, cuida e preserva, algo que se conhece. A Amazônia é um universo único de belezas, riquezas e possibilidades que, historicamente atrai os olhares e a ganancia de muitos países que, gostariam de alguma maneira, colocar as mãos nesse território singular e que pertence ao Brasil e ao povo brasileiro.
A região Amazônica é um destino turístico privilegiado, e único, e a grande maioria dos brasileiros não tem a mínima ideia do que esta perdendo. Conheço pessoas que já foram 3, 4 vezes à Disney, nos EUA, e nunca considerou a possibilidades de conhecer a Amazônia. Simplesmente ela não existe em seu universo mental, como tambem não existe no da esmagadora maioria dos brasileiros.
Entretanto, quando você vai a Amazônia, um detalhe que salta aos olhos é a quantidade de turistas estrangeiros – quase todos – e maravilhados com aquele universal especial.
O que existe no imaginário dos brasileiros, e que foi construído pela mídia local – com qual objetivo? – é o de uma região estranha, perigosa, cheia de doenças e que não tem nada a ver com o seu cotidiano e os seus interesses. É como se fosse outro país, e o que é pior, não damos a mínima para o que acontece ou pode acontecer por lá.
É o contrario do que se vê na mídia internacional que se rende às belezas e a excepcionalidade desta região única no mundo, o que deve alimentar as suas fantasias de virem a colocar a mão nela e de se considerarem donos, como já falaram claramente autoridades dos EUA e jornais da União Europeia.
Leia: The New York Times questiona propriedade brasileira sobre a Amazônia
Um fato agravante é um certo ambientalismo ingênuo que vive repetindo como papagaios as palavras de ordem destes interesses estrangeiros na Amazônia, através da pregação de ONGs como o Greepeace, cheia de “bem intencionados” militantes locais.
O desconhecimento, logo a falta de interesse e cuidado sobre a Amazônia, é meio caminho andado para ficar indiferente e/ou passivo diante de eventuais perdas e tentativas de desnacionalização, que por sinal já ocorre na região de forma dissimulada.
Comece a pensar na possibilidade de visitar a Amazônia, você via ficar agradavelmente surpreso e, sobretudo, orgulhoso de ser dono daquilo tudo, e com vontade de garantir o seu, o nosso direito sobre ela.
Leia artigos relacionados:
- O custo ONG das emissões de CO² e da tarifa elétrica;
- Jornal inglês, The Independent, diz que Amazônia não deve ficar em mãos de brasileiros
- Reserva Raposa Serra do Sol, tentativa de desnacionalização da Amazônia;
- Ambições amazônicas ou o olho estrangeiro na Amazônia
- INCRA pode cassar registro de latifúndio de milionário sueco na Amazônia;
- Fundador da ONG de defesa ambiental Cool Earth, de Londres, é multado pelo IBAMA por desmatamento ilegal na Amazônia
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.
Follow @Metanoverde
Nenhum comentário:
Postar um comentário