quarta-feira

Os venenos na agricultura e o aumento do câncer

O Brasil tornou-se um paraíso para a venda e uso de venenos letais que são utilizados livremente na agricultura, e que apesar dos esforços da ANVISA, se valem de brechas nas leis e na conivência de juízes para continuarem a vende de defensivos – venenos – já proibidos em seus países de origem, e que compõe o pano de fundo no aumento do câncer no país. Este é um artigo do João Pedro Stédile, que reproduzimos em parte mas, que pode continuar lendo, clicando no link abaixo.

O Brasil se transformou desde 2007, no maior consumidor mundial de venenos agrícolas. E na ultima safra as empresas produtoras venderam nada menos do que um bilhão de litros de venenos agrícolas. Isso representa uma media anual de 6 litros por pessoa ou 150 litros por hectare cultivado. Uma vergonha. Um indicador incomparável com a situação de nenhum outro país ou agricultura.
Há um oligopólio de produção por parte de algumas empresas transnacionais que controlam toda a produção e estimulam seu uso, como a Bayer, a Basf, Syngenta, Monsanto, Du Pont, Shell química etc. 
(...)
O Dr. Nascimento Sakano, consultor de saúde, da insuspeita revista Caras, escreveu em sua coluna que ocorrem anualmente ao redor de 20 mil casos de câncer de estomago no Brasil, a maioria conseqüente dos alimentos contaminados, e destes 12 mil vão a óbito.
Continue lendo...

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário