segunda-feira

Ar poluído mata mais do que trânsito em São Paulo

A qualidade do ar nas grandes metrópoles do mundo dispensa maiores comentários, e com São Paulo não é diferente. Já falamos aqui sobre o aumento dos óbitos na cidade, principalmente no inverno quando a dispersão dos poluentes se torna mais difícil e é quando os problemas de saúde se agravam, em um ritual previsível que se repete a cada ano. 

 

Clique na imagem para ampliar

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde o ar poluído da cidade matou 8.169 pessoas no ano passado, ou 5,9 vezes mais do que o trânsito na capital – 1.382 em 2009 – mortes estas em consequência de doenças respiratórias que incluem a pneumonia, câncer de pulmão, enfisema e asma. A Mooca, na zona leste, Santana, no zona norte, e Lapa, na zona leste, levam os primários lugares neste triste recorde. 

 

 Leia: Chuva em São Paulo, a 1ª equivale a água de esgoto


Dados da ONG Movimento Nossa São Paulo, esta mortalidade é menor na periferia e, para o patologista da USP, Paulo Saldiva, fatores socioeconômicos não podem ser desconsiderados neste quadro:A pobreza aumenta em seis vezes o impacto da poluição na saúde. Pessoas de menor renda passam mais tempo expostas à poluição em grandes corredores de tráfego e vivem mais próximas de avenidas movimentadas, onde há mais poluentes.” 

O mais grave em tudo isto é que não se vê no horizonte qualquer medida oficial que aponte para o equacionamento deste problema, como o controle no fluxo de automóveis, por exemplo, que só vem aumentando em número, ou alterações significativas na politica de uso do solo que possa contribuir para uma melhoria do ar e da qualidade de vida da população.

Leia artigos relacionados:
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário