sábado

INCRA pode cassar registro de latifúndio de milionário sueco na Amazônia

Um milionário sueco que andou alardeando pelo mundo a fora, a compra de uma parte da Amazônia brasileira, foi autuado pelo IBAMA, pelo corte ilegal de madeiras e multado em 450 milhões de reais.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), estuda a possibilidade de cancelar os registros de terras do dito empresário por suspeita de irregularidades na compra, já que, segundo levantamentos feitos na região onde atua a sua madeireira, não constam quaisquer propriedades em seu nome, das 57 que diz possuir.

Com a polêmica que vem sendo gerada pela Amazônia, alvo histórico da cobiça internacional, pois, segundo trecho do seu livro “Main Kemp”, até Adolfo Hitler se referia à necessidade de se apossar da Amazônia, o governo brasileiro vem “apurando o olho”, e descobrindo as irregularidades que sempre existiram por lá.

Nesse sentido, parecer de Advocacia Geral da União fixará limites à aquisição de terras brasileiras por estrangeiros, regra que valerá para todo o país, mas, o alvo principal e a Amazônia, onde estão localizadas 55% do total de terras em nome de estrangeiros no país. Se quiser conferir, você pode ler clicando aqui.

O objetivo é deter a especulação pela compra de terras no Brasil, notadamente na Amazônia, na esteira das crises nos preços dos alimentos e da corrida pela produção de bicombustíveis.

Artigos Relacionados:

- A Perda da Amazônia;

- New York Times Questiona Propriedade Brasileira da Amazônia;

- Dia Mundial do Meio Ambiente... Desenvolvimento da Amazônia.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário