segunda-feira

Consumo ecologicamente insustentáveis. Classes A e B no mundo se equivalem com os mesmos padrões

Os padrões de consumo das classes A e B, no Brasil, equivalem a padrões de países desenvolvidos, considerados insustentáveis ecologicamente, já que funcionam como modelo para as demais classes sociais do país.

O padrão brasileiro, já comum nos países desenvolvidos, há já um bom tempo, se repete nos outros três países emergentes: China, Rússia e Índia.

Nesse aspecto, os EUA têm um consumo, em média, que se fosse seguido pela população mundial, seriam necessários recursos equivalentes a 5 Planetas.

Os EUA continuam sendo o maior emissor de CO2 do Planeta e com o maior nível de consumo de recursos naturais, para suprir a demandas de seu mercado consumidor.

A hipocrisia dos movimentos ambientalistas dos países desenvolvidos, como o WWF, que patrocinou a pesquisa no Brasil é querer que os países que, até então subdesenvolvidos e com amplos setores de suas populações fora do mercado consumidor mínimo, façam sacrifícios para que os seus próprios países – UE e EUA – continuem tranqüilamente a manter o seu altíssimo padrão de vida e de consumo.

Proposta nesse sentido foi feita por um conjunto de entidades ambientalistas européias, o “Degowth” (retração econômica), conforme comentário feito em artigo anterior, que você pode conferir clicando aqui.

Vale a pena ler, se ainda não o fez, para poder avaliar o tamanho da hipocrisia e da “moral” desses movimentos “ambientalistas”, que andam pelo mundo, pregando a ’’verdade” que lhes convém.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário