quarta-feira

Energia solar. Primeira usina na América do Sul



A primeira usina de energia elétrica termo solar na América do Sul, será instalada na cidade de Corema, na Paraíba. O local foi escolhido em função de, conforme estudos técnicos, a sua localização geográfica faz com que tenha a maior incidência de raios de sol na Região Nordeste.

A usina, como toda termoelétrica, vai utilizar uma fonte de calor – no caso o sol – que produzirá vapor, que por sua vez movimentará uma turbina que vai gerar energia elétrica, logo, o único diferencial em relação as demais termoelétricas: nucleares, a óleo, a gás ou a carvão mineral, é a fonte de calor.

As usinas termo solares, como as eólicas não deslancharam mundo á fora, embora venham crescendo bastante, tambem, em função do baixo custo do carvão mineral, por exemplo, que apesar de ter sido eleito o vilão das mudanças climáticas, existe em grandes quantidades em, praticamente todo planeta, logo tem um preço muito baixo, por isso nunca foi tão utilizado, tanto pelos países em ecodesenvolvimento como a Índia e China, como pelos próprios países desenvolvidos, enquanto criam “parques cosméticos”, de energia eólica e solar.
Fonte:Tendências e Mercado

Leia artigos relacionados:
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário