quarta-feira

Navio com carvão mineral provoca acidente ambiental

Clique na imagem para ampliar
Um navio que transporta carvão mineral da Austrália para a China, encalhou na Grande Barreira de Corais e, em função da batida, toneladas de óleo combustível já começa a comprometer o ecossistema local, veja imagem. Se a situação não for resolvida, a quebra do navio poderá despejar 65.00 toneladas da carga que transporta.

Em que pese as consequências ambientais imediatas – na barreira de coral – o episódio ilustra o fato de que, na realidade, as questões do meio ambiente com a hipotética mudança climática ou aquecimento global, não passam de discurso dos governantes para ficarem bem na foto.

Não é por menos que a Austrália, que possui as maiores reservas de carvão mineral do mundo – 35% do total – e é o maior exportador, fez coro com os EUA, quando boicotaram o Protocolo de Kioto e, agora, a reedição na Conferência de Copenhague, em dezembro último.

Enquanto o Barack Obama discursa, os EUA estão concluindo um oleoduto para o Canadá, para transporte de óleo produzido a partir do xisto e de areias betuminosas, que são os produtos fósseis de baixíssima qualidade, e com um poder poluidor e emissor de gases de efeito estufa muitas vezes superior aos combustíveis convencionais como o petróleo e o gaz natural e até pior que próprio carvão mineral, em termos ambientais, pelo elevado volume de água que gasta em seu processamento.

Como vê, o aquecimento global, se é que exista mesmo, já que está envolto em tantas controvérsias, ainda não vem sendo levado a serio por empresas e governos, que continuam movidos pelos mesmos interesses de sempre o lucro a qualquer custo e poder, principalmente em tempos de crise econômica séria.
Fonte: Getting Holl in Here

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário