sábado

Chuvas, alagamentos e inundações. De quem é a culpa?

Os problemas ou crises de qualquer tipo, sempre são uma boa oportunidade para que possamos refletir e repensar atitudes, procedimentos e ações que vimos tomando e/ou fazendo, provavelmente equivocadas ou, no mínimo, inadequadas que geraram a situação que ora enfrentamos.

Os problemas crescentes provocados pelas chuvas, principalmente nas grandes cidades, não ocorrem por acaso ou por culpa de São Pedro,EL Nino” e nem pelo “bode expiatório” da vez: as mudanças climáticas. As causas, e as soluções, são relativamente simples e óbvias. Só a busca por causas, e soluções, complexas e difíceis, nos impede de vê-las e consequentemente corrigi-las.

Para ficar em um único exemplo, provavelmente o mais importante, a pavimentação impermeabilização – excessiva e desnecessária do solo nas cidades: praças e áreas livres e de lazer e nas casas: os jardins e quintais, a título de reduzir o trabalho ou alguma hipotética opção estética, impedem que a parte da água que, técnica e naturalmente se infiltraria no solo – algo em torno de 33% - do total da precipitação das chuvas, e que acaba correndo na superfície. Dos outros dois terços, um se evapora e o outro escoaria naturalmente pelo solo em direção aos córregos e rios.

Logo, a prefeitura e a população não teem do que reclamar. Na divisão de responsabilidades – culpa? – a da prefeitura é bem maior, pois, além de ser responsável pela regulamentação do uso do solo, poderia criar uma política de conscientização ambiental, com campanhas e estímulos para que a própria população mantenha as áreas livres de pavimentação, como o Imposto Verde que já é utilizado por alguns municípios no país, com reduções do IPTU, atreladas à manutenção destas áreas. Como você pode ler no artigo: Imposto verde, uma boa idéia que vem dando certo".

E ai, o que acha? Se mora em uma cidade grande como São Paulo, com certeza, vem sofrendo com as chuvas e tem uma opinião formada sobre o assunto. Faça um comentário e deixe a sua opinião!

Leia artigos relacionados:
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Um comentário: