segunda-feira

Inundações e estragos da chuva em São Paulo. Culpa da prefeitura e da população

As chuvas em São Paulo parecem evoluir em gravidade de danos e/ou estragos, agora, com mortes. Claro que a administração pública municipal – o prefeito Kassab – é a principal responsável pelo quadro ou cenário de “caos” deixado pelas chuvas, pois, já que administra uma cidade da dimensão de São Paulo, tem que atender às suas necessidades e demandas. Afinal, foi para isso que foi eleito.

Em 2º lugar, tem responsabilidade a própria população, que por displicência ou desinformação, ou ambas, faz a sua parte no processo de impermeabilização da cidade, que impede a infiltração da parte da água da chuva, quando pavimenta jardins, quintais e passeios, como você pode ler no artigo:O que esta por trás das inundações ou cheias que tumultuam as cidades”.

Para atenuar o problema a prefeitura poderia criar incentivos fiscais para estimular a população a preservar áreas livres para infiltração de água da chuva, o que já vem sendo feito em muitas cidades.


O que se vê, hoje, são casas inteiramente pavimentadas, talvez a título de dar menos trabalho, o que, tambem, contribui para o aquecimento da cidade com o agravante de provocar chuvas mais violentas, com ventos fortes e maior pode de destruição, como pode ler no artigo:“Chuvas, problemas no meio ambiente e as nossas contribuições insensatas”.

Como vê, não há como botar a culpa em São Pedro, no “El Nino” ou no Aquecimento global. A prefeitura que poderia tomar medidas mais efetivas, e a população que poderia assumir a sua parte, não teem do que reclamar.

Artigos relacionados:
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário