terça-feira

Masdar, a cidade conceito inteiramente “auto-sustentável”

Clique na imagem para ampliar
A cidade de AbuDhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, quarto maior produtor de petróleo e um lugar equivalente na “pegada ecológica”, está construindo a cidade conceito de Masdar, que pretende, depois de pronta, em 2016, zerar – literalmente – as emissões de carbono, a produção de lixo e eliminar os carros convencionais, e torná-la a primeira cidade inteiramente auto-sustentável.

O projeto orçado em 22 bilhões de dólares é para uma população de 50,000 pessoas e algo em torno de 1.000 estabelecimentos comerciais e/ou de negócios.

Os desafios vão desde as altas temperaturas locais – até 50°C – , os meios de transportes sem uso de combustíveis tradicionais e o processamento de toda sorte de detritos e descartes. A idéia é utilizar a energia solar para produção de eletricidade e refrigeração, e o uso de hidrogênio para os carros. A água virá da dessalinização, e da reutilização da água usada, conhecida como “água tecnológica” ou “água do futuro”. Leia: “Você pode estar bebendo a 'água do futuro' e não sabe”.

A meta lixo-zero, deverá ser obtida com a reciclagem total dos descartados e com a compostagem dos resíduos orgânicos, que será utilizada na manutenção das áreas verdes. O detalhe, a conta, os 22 bilhões de dólares, será paga com a venda do petróleo, é claro!

Fonte: Howstuff Works

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário