domingo

Os problemas da Amazônia não se resumem à Belo Monte

.
Enquanto se discute a viabilidade ecológico ambiental da Usina de Belo Monte, sobretudo, em função do impacto que teria sobre a vida dos índios, muito tem sido feito para violar estes direitos dos índios por empresas multinacionais com anuência ou omissão dos órgãos oficiais, e ninguém se interessa, tanto a mídia, frequentemente com discurso colonizado e antinacional ou as ONGs.

Estas últimas, mais ‘coerentes’, pois, o que se suspeita e discute é sua função de testa de ferro de interesses estrangeiros – empresas, corporações e governos – na Amazônia, utilizando como pretexto o falso discurso humanitário de proteção dos índios.

As denuncias e suspeitas sobre um projeto de longo prazo para a internacionalização da Amazônia, decididamente o maior e mais rico sitio mundial em recursos minerais, água e biodiversidade, parecem se confirmar.

Então, porque elas – as ONG – aceitam pacificamente a exploração mineral dentro de terras ianomanis na Amazônia por multinacionais estrangeiras, em projetos que incluem o aliciamento das comunidades indígenas, e engrossam o discurso com Belo Monte, se os motivos alegados custos ambientais e indígenas - são os mesmos?


Seria talvez porque o projeto da usina significa uma “posse mais efetiva” do Estado brasileiro na região?
A luta em torno da Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, que se arrastou por décadas acabou por representar uma vitória da soberania nacional sobre um território praticamente internacionalizado, já que, ao contrario do que queriam as ONG, aos índios foram concedidos, apenas, o usufruto e não a posse e autonomia da área. 

Leia mais:
O movimento ambientalista gerido sobretudo por ONG estrangeiras, deve ser melhor observado e/ou avaliado se realmente serve aos interesses genuínos de preservação ambiental, sobretudo quando se ocupam em “aprovar greve de fome para os outros fazerem”, já que os países que as patrocinam não abem mão de seus privilégios conseguidos dilapidando os recursos do planeta e criando o tal do efeito estufa, enquanto pregam um ‘ambientalista utópico’ para enganar aos incautos.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário