quarta-feira

Deng é coisa séria, faça a sua parte

 .
A Deng é um problema sério que vem se revelando de difícil combate, principalmente, pela pouca participação da população em uma função que os podres públicos não podem fazer muito, monitorar as fontes de reprodução em casa. Ao lado das já conhecidas medidas sobre o acumulo de água, você pode conferir abaixo como usar a “borra de café”, ou mesmo como fazer uma armadilha para combater o mosquito.

Com a Deng todo cuidado é pouco, mas, o seu controle parece muito difícil, como dá para perceber pelo recrudescimento da doença em muitos lugares, tambem em função da falta de participação efetiva da população, ficando toda a responsabilidade nas instâncias publicas. Com a população no geral, parece que prevalece o que denomina “pensamento mágico”, ou seja, pode acontecer com qualquer um, menos comigo ou com minha família.

O ciclo do mosquito é tão rápido que ao menor vacilo, tudo começa novamente. Estudos recentes vem demonstrando que o aedes aegypti vem se adaptando rapidamente, e já foi encontrado em água suja, salgada e mesmo água com concentrações de substancias químicas, o que facilita a sua proliferação e, consequente, dificuldade no combate.

Você pode, e deve, fazer a sua parte, seguido as orientações das campanhas sobre a água parada em vasos etc., (ver artigo abaixo). Pode tambem construir uma armadilha para capturar o mosquito, conforme orientações, simples é fáceis, no artigo: Dengue, ajude a combater construindo uma armadilha contra o mosquito.

Outra medida muito eficiente e de nenhum custo é o uso da borra de café, ou café usado, colocando algumas colheres nos pratinhos dos vasos de plantas ou outros locais onde pode se juntar, pois, segundo estudos, o mosquito que eventualmente venha a se desenvolver neste ambiente tem a vida mais curta, o que compromete a sua reprodução.

São ações que feitas pelo maior número de pessoas, e somadas, podem significar um grande reforço na luta pelo extermínio do mosquito e salvar vidas, literalmente.

Leia artigos relacionados:

Share/Save/Bookmark

Um comentário:

  1. Olá!

    Estive 'visitando' o seu blog e gostei muito, incluive, coloquei um link de um artigo seu em meu último post.

    Um abraço

    ResponderExcluir