segunda-feira

Consumo descartável e o comprometimento do meio ambiente e da vida no planeta



Uma característica marcante do sistema de produção de bens de consumo, hoje, é a obsolescência dos produtos tanto pela sua baixa qualidade como pela “superação tecnológica” ou mesmo estética, como os celulares, por exemplo.

O que parece ser bom para a indústria e o comércio é, com certeza, ruim para o nosso bolso e para o meio ambiente por motivos óbvios. Pois, uma das maiores ameaças à continuação da vida, pelo menos na forma como vimos vivendo ou como a conhecemos, é o esgotamento dos recursos naturais não renováveis e a degradação do meio ambiente.

Esgotamento tanto de recursos naturais básicos como a água, que não tem o seu consumo humano – para necessidades pessoais – como o maior, mas, sim como insumo básico de vários processos industriais, bem como o de matérias primas industriais para a produção de produtos de consumo diversos.


Nesse cenário, a responsabilidade de cada um de nós é investir mais em produtos ou bens de consumo melhores e de longa duração, e não entrar na onda inconsequênte, em termos de responsabilidade com o meio ambiente, e optar pela substituição desnecessária e o descarte puro e simples de um produto em perfeitas condições de uso e funcionamento.

Agindo assim é ceder aos modismos e as pressões da publicidade e dos meios de comunicação que vivem de criar falsas necessidades, em um “pragmatismo” irresponsável e suicida, principalmente, com o aporte de centenas de milhões de novos consumidores dos países em desenvolvimento que estão chgando agora e  igualmente interessados em consumir como todos  veem fazendo.  E, não há como convencê-los da impossibilidade, se com os elevados  níveis de consumo, principalmente dos países desenvolvidos não se vê sinais de que estejam dispostos a repensar os seus hábitos insustentáveis.

Faça um comentário e dê a sua opinião!
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário