sexta-feira

Cuida bem do seu celular? Pode ser ecologicamente sustentável fazer isso

As preocupações ecológico-ambientais estão na ordem do dia, ou para ser mais exato, estão na moda. Na moda, em seu sentido mais caricato ou pejorativo que é uma preocupação emotivo-consumista. Se é que exista, efetivamente, outro sentido para a palavra.

O celular, um ícone do nosso tempo, ilustra bem o que estamos falando. A velocidade com que se tornam obsoletos ou ultrapassados tira o sono de muita gente que não consegue acompanhar o frenesi do lançamento dos novos modelos e de suas novas tecnologias e recursos de todo tipo, de importância duvidosa.

É preciso muita coragem, ou disposição ao “sacrifício social”, tirar um modelo fora de moda em público, mesmo que ele continue funcional, ou melhor, “falando” normalmente.

Como esse papo – como poderia dizer? – meio estraga prazeres não é lá muito oportuno, vamos ao que era o objetivo inicial do artigo: listar algumas dicas da Nokia, não, não estou fazendo propaganda da marca ou levado algo ($) com isso, para cuidar melhor do seu brinquedo, pelo menos durante o tempo que ficar com ele:

1. As três primeiras cargas devem ser feitas com a bateria totalmente descarregada
2. Não deixe a bateria conectada ao carregador depois de completada a carga
3. Não aproxime a bateria do fogo
4. Não deixe o aparelho no banheiro durante o banho
5. Mantenha o dispositivo seco. Caso ele entre em contato com líquidos, retire a bateria e deixe o aparelho secar completamente antes de recolocá-la
6. Não utilize nem guarde o aparelho em locais com pó e sujeira
7. Não guarde o terminal em locais muito frios ou quentes
8. Não bata nem deixe cair o telefone
9. Não utilize produtos químicos, diluentes ou detergentes abrasivos para limpar o dispositivo
10. Não pinte o dispositivo nem cole adesivos
11. Utilize apenas a antena original ou uma antena de reposição aprovada
12. Descarte aparelhos e baterias em locais apropriados, como caixas coletoras presente em lojas especializadas e supermercados.

O que isto tudo tem a ver com o meio ambiente? É que, se você cuidar bem do seu aparelho, não vai ter que descartá-lo tão cedo, gerando uma economia de recursos naturais utilizados em sua fabricação; não vai entulhar os lixões com mais uma sucata; não vai emitir mais CO², provocando a fabricação de um novo e, o melhor, pode gerar uma reflexão de consumo ecologicamente correto e sustentável com outros produtos.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário