domingo

Consciência ambiental, um imperativo para a sobrevivência no planeta


Energia Solar
Com o Aquecimento Global e as perspectivas não muito animadoras sobre o meio ambiente, a vida e o bem estar humano no planeta, o aumento da consciência ambiental deixa de ser um exercício intelectual ou modismo para tornar-se um imperativo de sobrevivência.

Ao lado do esgotamento das reservas de fontes energia convencionais baseada nos combustíveis fósseis, inúmeros outros recursos – por definição não-renováveis – também, devem ir pelo mesmo caminho.

O aumento no consumo, que só nos últimos anos incorporou mais de 300 milhões de pessoas – China e Índia – é só o começo, diante dos elevados índices de crescimento econômico desses países e dos demais países em desenvolvimento como o Brasil, mesmo em tempos de crise econômico-financeira que, hoje, ameaça todo mundo.

A saída pode ser uma maior racionalização no uso de energia e dos recursos naturaismatérias-primas de todo tipo – o que não depende somente de governos e empresas que são movidas, estas últimas, pelo lucro a qualquer custo, ou o uso de energias alternativas como - por exemplo - a Solar, foto acima, eólica ou a Energia das Ondas do Mar, na foto abaixo.


Cada um de nós pode – e deve – fazer a sua parte como o não desperdício, a reutilização e por fim, a reciclagem. Portanto, economizar recursos de valor inestimável como a água, por exemplo, não significa deixar de usar, mas, utilizar com parcimônia e racionalidade.

Isto quer dizer, em outras palavras, não desperdiçar, o que qualquer pessoa pode muito bem perceber a diferença. O mesmo vale para a energia elétrica, os combustíveis de todo tipo, alimentos e bens de consumo de um modo geral.

Da mesma maneira que um voto pode definir uma eleição e a diferença entre um bom e um mau governo, a sua atuação, também, faz a diferença no que se refere às condições ambientais que permitem a continuação da vida no planeta terra.

Pense nisso!

Aproveite, faça um comentário e dê a sua opinião. Acha, realmente, que o poder de mudar este estado de coisas passa pelo aumento de nossa consciência e consequênte mudança de atitude?

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário