sexta-feira

Escassez de água não é um problema do futuro, está aqui e agora, na sua e na minha vida

Os problemas ligados ao meio ambiente e as perspectivas nada otimistas sobre as condições de vida no planeta, principalmente, depois da constatação do estrago feito pelo aquecimento global, parece não afetar muito as pessoas.

É o que dá para inferir a partir de estatísticas e da observação pessoal, que as atitudes e hábitos de desperdício – água e outros recursos naturais – não mudaram, como comentamos em artigo: “A distancia entre informação e consciência no trato com a água e o meio ambiente, que você lê clicando no link.

O que prevalece, na realidade, é o que se denomina “Pensamento Mágico”, ou seja, pode acontecer, e acontece, com todo mundo menos comigo. A escassez de água, por exemplo.

Uma grande cidade paulista, aproximadamente 1 milhão de habitantes, “recicla” a água que consome de uma maneira que, se a maior parte das pessoas soubesse, com certeza, se recusaria a usá-la, embora ela seja “cientificamente” potável. A água que é recolhida de um rio local e tratada para o consumo é, praticamente, a mesma recolhida pelo sistema de esgotos domésticos, tratada e lançada no rio, fechando o ciclo. E este é só um exemplo entre inúmeros outros.

Normalmente quando se fala em escassez, a idéia recorrente é: Sertão do Nordeste, no Brasil; países africanos e outros lugares menos privilegiados com este bem de valor inestimável. Pelo exemplo acima, dá para perceber que o problema está mais perto do que imaginamos.

E a sua relação com isso, o uso e abuso da água? Faça um comentário e dê a sua opinião!

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário