segunda-feira

Porque os gramados, jardins e plantas estão sumindo das casas?

.

Um lance visível hoje em dia é como o verde de qualquer tipo vem sumindo e cedendo espaço para o cimento, para a pavimentação, nas ruas e casas – frente e verso, ou seja, ‘jardim’ e quintal – e por toda a cidade.

O verde – seja ele um gramado, jardins, arbustos, árvores ou qualquer tipo de planta – está se tornando coisa rara em nome da funcionalidade, da praticidade no trato com a casa, com a “vida moderna”, já que ninguém mais tem ‘tempo’ de cuidar destas ‘coisas’, daria muito trabalho, toma um tempo, com certeza, usado de forma mais útil diante de alguns ‘recursos’ eletrônicos, sobretudo dos ‘sem recursos’ ou ‘recurso inútil’, normalmente chamado TV, com seus programas, principalmente nos fins de semana... Pena que não tenho palavras para classificá-los.

Quem ainda ‘gosta’ de plantas e flores prefere ir ao supermercado e adquirir alguns belos exemplares, meio que ‘transgênicos’, que dão aquele ‘up’ ecológico e natural à sua casa, antes de virarem um adicional ao lixo comum, muitas vezes ainda verdes, como costumamos vê-los nas portas ao lado do lixo convencional.

Algumas árvores que restam, de tanto serem mutiladas por ‘podas educativas’ ou de ‘segurança’, mais parecem espectros, que não reúnem, inclusive, condições para a vida silvestre já que nem os pássaros urbanizados encontram abrigo e proteção em suas copas ralas.

Se ainda resistem, mesmo que mutiladas, é graças a leis municipais que penalizam o corte, em uma intenção, mesmo que burocrática, de garantir algum verde ou ambiente nas ruas, mas que são burladas com as tais podas educativas.

Diante desse cenário, ainda fala-se tanto em aquecimento global como se ele surgisse, assim... Do nada. Como se fossemos apenas vítimas infelizes de uma natureza cruel, que quer nos aniquilar a todos...

É o que atestam dados recentes de um grande estudo ecológico publicado no periódico Nature, segundo o qual o verde está sumindo do planeta. Já vai pra mais da metade, mas o pensamento comum é que isso é coisa de desmatamento, atribuições de governos apenas. Eu não tenho absolutamente nada a ver com isso.

O que muitos não sabem ou se soubessem provavelmente pouco mudaria, é que o ambiente doméstico seria sim, influenciado por gramados, árvores, plantas de todo tipo em casa, com o adicional de favorecer o surgimento de um micro ambiente saudável, com o surgimento de pássaros, borboletas e outros seres que há muito sumiram.

Logo, se tem alguma condição de restabelecer um ambiente, por menor que seja, para o verde em sua casa, tente. Você pode se surpreender!

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Um comentário:

  1. Olá!

    É isso, pelo andar da carruagem... O verde vai se limitar aos descartáveis em floras, ou aos parques públicos e coisas do gênero.

    Neste artigo: Como fazer para escolher e cultivar as plantas que atraem borboletas, tem informações interessantes tanto para quem já faz, cultiva e cuida do verde em casa, como para quem acha que pode começar a fazer algo neste sentido.

    As borboletas – os insetos e beija-flores – são coadjuvantes importantes na propagação, logo na preservação do verde.

    Muito bom e oportuno o seu artigo.

    Um abraço verde

    .

    ResponderExcluir