sexta-feira

Dicas simples para reduzir a sua "pegada ecológica"

.
São dicas simples, mas que fazem grande diferença no geral, já que tudo começa na ação individual, não obstante hipotéticas ações do poder público, que sozinhas pouco significam, de fato, sem o ‘nosso’ engajamento.

Confira:

Não use a mangueira para varrer a calçada

Não limpe área ou calçada com a mangueira, a vassoura é suficiente e, se for necessário utilizar água, faça-o com um balde com água já usada como da lavagem de roupas ou do enxague da máquina de lavar.

Evite sacolas plásticas. Leve sua própria sacola

Leve sua própria sacola ao fazer as suas compras, preferencialmente uma sacola ecológica de tecido e reutilizável, assim evitará os sacos plásticos. Se não for possível procure enchê-las bem para levar menos para casa. As sacolas plásticas não são recicláveis e podem levar centenas de anos para se degradarem.

Nem tudo é lixo. Não jogue o que você pode doar

Nem todo descarte deve ir para o lixo. Roupas, móveis, utensílios, brinquedos e outras coisas devem ser doadas a instituições beneficentes ou para alguem que possa reutilizá-los. A reutilização é muito melhor que a reciclagem que consome energia e emite CO². Em algumas cidades existe a coleta seletiva de móveis e utensílios domésticos em dias pré-determinados, informe-se na prefeitura.

Leia artigos relacionados:





O lixo é mistura, logo, separe

Separe o lixo, pois, a reciclagem começa com a separação em casa. Mesmo que não tenha uma coleta seletiva regular onde mora, a separação pode faciliatar a coleta por pessoas que recolhem estes materiais depois. Na medida do possível acondicione separadamente o papel/papelão, o vidro, o metal, o plástico etc.

Evite o isopor e mercadorias com muitas embalagens

Ao fazer compras, evite os produtos que veem com muitas embalagens que vão gerar muito lixo, preferindo aqueles sem embalagens, e “in natura” ou frescos. Evite tambem os produtos acondicionados em embalagens de isopor, pois ele não é reciclável e é um grande componente dos lixões e aterros sanitários, que veem tendo um uso crescente nos supermarcados.

É isso! Com informação, atenção e criatividade, podemos descobrir várias formas de contribuir para a preservação do meio ambiente, da vida e fazer a diferença.


Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário