segunda-feira

Meio ambiente degradado, secas, terremotos, clima, tempestades e inundações. O que isso tem a ver comigo?

Província de Yunnan, na China
O homem sempre conviveu – em muitas partes do planeta – com a falta de água e de terras adequadas para a agricultura. As secas, por exemplo, não são um fato novo, como de resto outras manifestações da natureza que vem assustando as pessoas. A grande visibilidade que adquiriram atualmente, é em função das teorias – ainda contestadas – de aquecimento global e degradação do meio ambiente. O que não é de surpreender, pois, historicamente a posse da terra e da água foi, e ainda é, o motivo principal das guerras, como hoje o conflito entre israelenses e palestinos, por exemplo.

A atuação irracional, senão predatória, no trato com o meio ambiente e os recursos naturais só agravou esta situação – em muitos casos – natural e associada ao próprio “metabolismo” do planeta e, pelo menos para uma coisa as previsões e/ou teorias sobre aquecimento por meios artificiais – emissões excessivas de CO² – da terra já serviu: abrir os olhos para um problema, o que vimos fazendo até agora, que por si só pode inviabilizar a vida, pelo menos como a conhecemos, no planeta.

Portanto, sejam ou não reais as previsões sobre o aquecimento do planeta, o momento é de racionalizar o uso dos recursos naturais e cuidar do meio ambiente – com uma grande cota de responsabilidade pessoalque é a única forma de preservarmos a vida, a nossa vida e de todos os demais seres do planeta.

Leia artigos relacionados:
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário