quinta-feira

Êxodo rural, cidades grandes e qualidade de vida

A vida na cidade grande continua um grande atrativo para as pessoas. Os meios de comunicação, sobretudo a TV, vendem uma imagem de uma vida rica, sofisticada, moderna, que faz inchar as cidades.

Esta situação é crítica, também, em função de seus governantes que, por incompetência ou omissão, não conseguem atender as demandas crescentes por condições de moradia e infra-estrutura dos novos migrantes.

O êxodo rural, que no Brasil já passou pelo ápice com o esvaziamento da zona rural e que, em certo sentido, está relegado a História e aos livros de Geografia, vem ocorrendo, hoje, a um nível nunca visto antes nos países emergentes.

É o caso da China e Índia que, na última década, viu o êxodo de 300 milhões de migrantes que incharam as suas cidades e, apesar das cifras, o processo ainda não se estancou e se espera muito mais, em desafio gigantesco para os administradores municipais.

Este movimento migratório é gerado tanto pelo poder atrativo das cidades como pela alteração na estrutura fundiária que expulsa o trabalhador da terra.

No Brasil, a concentração da terra levou ao crescimento do Agronegócio aliado a mecanização das culturas que, apesar dos senões, coloca o país, hoje, entre os maiores produtores e exportadores de alimentos.

Na outra ponta, o Movimento dos Sem Terra (MST), vem conseguindo a duras penas, forçar uma Reforma Agrária mesmo que parcial e insuficiente, possibilitando com o desenvolvimento da agricultura familiar, a fixação do homem no campo e uma produção agrícola importante, garantindo em grande parte as demandas internas por alimentos.

A fixação do homem no campo, bem como em pequenas cidades ou vilas, que no Brasil representam mais de 70% dos municípios segundo o IBGE, é um objetivo a ser considerado, aliviando a pressão sobre as cidades médias e grandes, com ganhos significativos em qualidade de vida para todos.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.



Share/Save/Bookmark

3 comentários:

  1. Adorei todos os parágrafos falando sobre tudo.
    Bem explicado e claro pra todos.
    bejos

    ResponderExcluir
  2. Olá Clarice!

    Bom que você tenha gostado.

    O seu comentário é um incentivo para continuarmos no propósito de fazer uma "serviço" cada vez melhor.

    Muito obrigado!

    Bj/Paulo Athayde

    ResponderExcluir
  3. O seu comentário é um incentivo para nós

    ResponderExcluir