quinta-feira

Veganismo x Aquecimento Global. E você com isso?

.
Embora o aquecimento global e suas consequências deletérias para o planeta, para a vida, terem saído de moda e das pautas da mídia convencional, o problema em si mesmo “vai muito bem, obrigado”, ou seja, crescendo, aumentando e com isso todos as grandes consequências esperadas.

Entretanto, fora do círculo “de moda”, nas universidades e em meio a movimentos ambientais sobreviventes, a preocupação, e ação, estão na ordem do dia, ou seja, continuam na busca de soluções, senão atenuantes, e este blogue se tem em conta como um dos que lutam, que tentam fazer a sua parte, no sentido de divulgar informações para assim tentar abrir os olhos de mais gente e assim engajar nesta luta que parece inglória.

É o caso do consumo de carne.
Está mais do que provado que a produção de carne planeta afora é um dos fatores fundamentais, senão ‘o’ fator, no aumento do aquecimento global, daí as tentativas de se emplacar um ‘surto vegano/vegetariano’ para reduzir o consumo de carne, consequentemente os rebanhos de gado.
Veja também: 
- Parece anacrônico, mas alerta do papa sobre meio ambiente é atual e oportuno 
- Trump renega problemas climáticos e quer “tirar corpo fora”     
- Como fazer algo sustentável para o planeta e/ou para si, o que dá no mesmo 
- Porque você pode acabar se tornando vegetariano. Não acredita? Confira!
A China, um “peso pesado” na produção de carne, por exemplo, está com uma política de Estado no sentido de reduzir para a metade o consumo de carnes no país. E olha que sua população é ‘só’ a fichinha de 1,371 bilhão de habitantes (2015).

Outro exemplo interessante é o esforço da Universidade de Hoxford – na Inglaterra – desenvolvendo um projeto a ser aplicado em todo o país, de estímulo ao veganismo com o mesmo propósito.
Obs. Outra universidade britânica andou tendo uma ideia, no mínimo,  polêmica, confira aqui.

Estamos falando apenas sobre os malefícios para o planeta, para a vida. Nossa, é claro!

Mas, motivos diretos para repensar o uso de carnes têm de sobra. Dê uma olhada neste parágrafo abaixo. No mínimo da para pensar, ou repensar algumas práticas diárias nossas ou mesmo relativizar o engajamento/consumo de carnes.

“Além dos fatores ambientais, no sistema intensivo, os animais fazem parte de uma linha de produção em massa e são tratados como mercadorias. Aves são criadas aglomeradas em galpões enormes a mal podem andar, além de receberem hormônios para crescerem mais rápido e renderem maior quantidade de carne. Os porcos são obrigados a viver na sujeira, amontoados e são castrados sem anestesia, e as fêmeas, exploradas para a reprodução, passam longos períodos em baias tão pequenas que não conseguem nem virar o corpo. Os bois têm seus chifres cortados e são marcados com ferro quente, o que causa muita dor e sofrimento. Animais para o consumo passam sua vida confinados e são violentamente mortos para que, assim, os humanos possam se alimentar de suas carnes.”

É um reforço considerável, não acha? Não são informações tão divulgadas assim e a grande maioria das pessoas desconhece o que tem por trás de hábito tão prazeroso.

Sei, não é nada tão simples assim, mas, é plenamente possível.

Pense nisso!

Se quiser conferir mais artigos sobre o Aquecimento Global, na “tag”, aqui.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário