sexta-feira

Racionalizar no uso de energia elétrica é bom para o seu bolso e para o meio ambiente


Mesmo que não exista qualquer evidência de necessidades ou tentativas de racionamento, ou mesmo racionalização no uso de energia elétrica no local onde mora, adotar certos hábitos que evitam o desperdício é uma boa ideia, já que além da economia, mesmo que pequena, leva a não necessidade de novas construções de usinas e seu consequente impacto ambiental.

Não é nada que vai afetar o seu bem estar e comodidade, mas, ao contrário, a racionalização no uso vai dar uma força ao meio ambiente, a natureza e ao planeta Terra. 

Pense nisso!

Algumas ações simples no cotidiano contribuem para dar uma grande força:
1- Doe roupas, sapatos e aparelhos e outros objetos que não usa mais. O que bem existe são entidades filantrópicas e/ou assistenciais especializadas em repassar estes produtos por baixo preço e se financiarem com isso. Ou o faça diretamente as pessoas.
2- Cuide da manutenção e em caso de pane conserte os eletroeletrônicos sempre que possível para evitar comprar novos e gerar mais lixo.
3- Separe o lixo. Fazendo isso você estará gerando emprego para catadores e dando oportunidade a reciclagem de materiais. Para isso mantenha recipientes separados – sacos ou sacolas plásticas, se for o caso – o que vai facilitar a separação em casa e a coleta pelo serviço oficial ou catadores individuais.
4- Se tem área de terra em casa – jardim ou quintal – faça uma composteira com restos orgânicos como cascas de frutas, legumes e folhas. Ela produz adubo natural para o seu jardim e de seus vizinhos. Mantenha-a fechada durante o processo para evitar insetos.
5- Prefira instalar torneiras com aerador ("peneirinhas" ou "telinhas" na saída da água). Ele dá a sensação de maior vazão, mas, na verdade, faz exatamente o contrário.
6- Para lavar verduras use também uma bacia para deixá-las de molho (pode ser inclusive com algumas gotas de vinagre), passando-as depois por um pouco de água corrente para terminar de limpá-las.
Sempre que possível prefira adquirir produtos orgânicos.
7- Substitua a mangueira por um balde com pano para retirar a sujeira do veículo. Lavar o carro com a torneira aberta é uma das piores e mais comuns maneiras de desperdiçar água.
Aproveite e instale um “bico seletor” na ponta da mangueira para facilitar o controle de vazão.
8- Evite lavar a calçada. Limpe-a com uma vassoura, ou lave-a com a água já usada na lavagem das roupas. Utilize o resto da água com sabão para lavar o seu quintal. Depois, se quiser, jogue um pouco de água no chão, somente para "baixar a poeira". Para isto você pode usar aquela água que sobrou do tanque ou máquina de lavar roupas.
9- Retire os eletroeletrônicos como TV, som e microondas da tomada sempre que possível. As luzinhas vermelhas ou relógios digitais que indicam que o aparelho está em ‘stand by’, gastam bastante energia.
10- Evite tomar banho entre 18h e 20h30 se utilizar chuveiro elétrico.
Neste horário, 18% de toda a energia elétrica gerada no país é utilizada pelos chuveiros elétricos. Esse hábito torna necessária a construção de mais usinas elétricas.
11- Quando comprar eletrodomésticos prefira aparelhos com o selo Procel. Isso indica que o aparelho consome menos energia.
12- Troque a borracha da geladeira sempre que preciso. É uma medida que conserva seu eletrodoméstico e evita o desperdício de energia elétrica. Evite, também, deixá-la aberta por muito tempo enquanto retira ou coloca algo nela.
13- Evite colocar alimentos quentes na geladeira, quando isso acontece, o refrigerador gasta mais energia elétrica.
Como vê, nada de tão complicado assim, não é verdade? Ia dizer que a natureza agradece, mas, para ser mais preciso, as próximas gerações, sim, terão muito que agradecerem por atitudes tão simples assim tomadas agora.

Com informações de organizesuavida

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário