sábado

Você que usa a bicicleta nas ruas não custa dar uma olhada nestas dicas

.

Apesar de todo apelo e racionalidade para um aumento no uso de bicicletas nas cidades, acidentes constantes envolvendo os automóveis, mantém o alerta sobre os grandes riscos em se usar a velha magrela em cidades grandes, mesmo em ciclovias, como é o caso de São Paulo. O desrespeito e falta de educação do motorista anula esta vantagem, quando usam a pista exclusiva calmamente sem pensar nos direitos e na fragilidade do ciclista.

A ciclovia só vai se tornar uma opção segura depois que forem inteiramente isoladas das pistas, quando o motorista irresponsável – assassino? – não mais poderá utilizá-la como via auxiliar.

Estas dicas abaixo vão ajudar a manter-se mais seguro em suas andanças com a magrela:
"- Use equipamentos de proteção como capacete, obviamente, e luvas, pois além de protegerem as mãos numa queda também servem para manter as mãos aquecidas no frio.
- A iluminação é um dos principais itens de segurança. Se os carros e motos usam luzes à noite, a bicicleta também deve usar para ser vista pelos pedestres e outros veículos. Refletivos que vem nos pedais são de pouca ajuda. Use luzes piscantes elas chamam muito mais atenção, branca na frente e vermelha atrás como nos carros, para todos saberem se você está indo ou vindo.

Leia também: Cuidados vitais para os ciclistas

- Procure andar sempre pela direita, é mais seguro, pois essa pista é a área destinada a veículos mais lentos. Mas não fique colado na calçada, os carros podem tentar lhe ultrapassar sem trocar de pista e o risco de você cair só com o susto é grande. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os motoristas tem que manter uma distância de 1,5m de bicicletas, mas muitos não respeitam isso. Ocupe mais ou menos um terço da pista, assim você pode manobrar pra evitar buracos e fugir de motoristas apressadinhos.
- Sinalize sempre utilizando as mãos o que pretende fazer. Veja e seja visto no trânsito. E, muito importante, observe se o motorista vai mesmo te esperar!
- Cuidado com as portas dos carros parados. É muito comum motoristas não olharem no retrovisor antes de abrir as portas e mesmo os que olham, na maioria das vezes, procuram algo grande como outro carro e não percebem uma bicicleta vindo. Por isso, mantenha uma distância de pelo menos um metro dos veículos estacionados.
- Calçada é lugar de pedestre, o Código de Trânsito Brasileiro diz que se deve descer da magrela, afinal, você não quer atropelar uma criança ou um idoso não é verdade?
- Respeite a sinalização de trânsito, ela é para todos, sejam carros, motos, ônibus bicicletas ou pedestres." (webcontinental)
Uma dica adicional: Procure ser educado, sinalize, espere e agradeça, assim chama a atenção do motorista e ele passa a entender que as  bikes vieram para ficar e vai respeitar o espaço delas. 

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário