quinta-feira

Dois milhões de árvores na cidade... Prefeitura de São Paulo quer conferir

.
Clique, amplie e veja detalhes

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, pretende mapear as árvores da cidade. O censo verde objetiva levantar o número total de árvores, espécie e saúde do pé. O projeto está em fase de elaboração e será realizado por uma parceria entre a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Para ajudar o mapeamento, serão compradas imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. E, para medir a saúde das árvores, haverá vistoria com o uso do Sisgau, software do IPT criado na gestão de Gilberto Kassab.

O ex-prefeito da cidade, também havia prometido a realização do censo com o projeto Identidade Verde, que pretendia mapear 94 mil plantas, mas só cumpriu 17% da meta.

O programa Sisgau avalia a idade, saúde da árvore e qualidade das podas. Porém, já existe outro software mais avançado, chamado Arbour, que consegue registrar a queda das árvores – um dos principais problemas  nas grandes cidades. Segundo o corpo de bombeiros, em 2012, 700 caíram na cidade.  E, nos últimos 14 anos, 72.514 foram cortadas com autorização do poder público.

Parte da cidade já foi mapeada, no bairro dos jardins, a Associação AME Jardins e a AES Eletropaulo contrataram o IPT para pesquisar as espécies do bairro. No total, 2.200 árvores foram catalogadas. O documento foi entregue em novembro passado para a prefeitura. (No Catraca Livre)



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário