sexta-feira

Carne vermelha e energéticos leva a endurecimento de veias e artérias

.

Para quem está habituado a fazer uso destes dois produtos, é bom “colocar as barbas de molho”, ou melhor, as veias e artérias, pois: “Estudo feito nos Estados Unidos mostra que uma substância presente na carne vermelha e em energéticos leva ao crescimento de bactérias no intestino que promovem o endurecimento e o entupimento de veias e artérias”. Esta notícia bate com um pedido da OMS, sobre as pessoas se tornarem veganas para “salvar o planeta”, agora, pelo visto, é a sua vida que está em jogo.

Gosta de uma carne vermelha? E de um energético? Artigo mostra que substância presente nesses dois alimentos promove, com a ajuda de um micro-organismo, o endurecimento e entupimento das veias e artérias.

Estudo da equipe de Stanley Hazen, da Clínica Cleveland (EUA), publicado em abril na Nature Medicine mostrou que, no trato digestivo, vive uma bactéria que usa, como fonte de energia, a molécula de carnitina (ou L-carnitina). E, ao ‘digeri-la’ (metabolizá-la), esse micróbio cria outra substância, cuja sigla é TMAO.
E aí é que o perigo começa a se alojar.

Estudos anteriores mostraram que o TMAO promove a aterosclerose, ou seja, endurece e entope os vasos sanguíneos. Hazen e colegas acrescentaram peça importante a esse mecanismo: uma dieta rica em carnitina leva ao crescimento dessas bactérias no intestino. E aí o quadro geral fica mais ou menos assim: mais carnitina, mais bactérias, mais TMAO, mais aterosclerose. E, por causa desta última, maior risco de morte – principalmente, se o problema atingir artérias que irrigam coração e cérebro, órgãos que precisam de muito oxigênio.

Mais informações, aqui, em Ciência Hoje

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário