domingo

Como evitar acidentes com animais peçonhentes na época das chuvas

.
Estas são dicas muito úteis divulgadas pelo Ministério da Saúde, alertando para os riscos com animais peçonhentos, agora, por ocasião das chuvas, e as formas como evitar, se prevenir e o que fazer em caso de acidentes. Sobretudo se mora ou costuma frequentar a zona rural estes riscos ficam potencializados, embora em qualquer local ou casa na zona urbana, mesmo, exista seus riscos.
Clique para ampliar

No período de chuva, aumenta o risco de acidentes com animais peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões. Isso acontece porque esses bichos costumam procurar abrigo em locais secos, como as residências e locais de grande circulação. O gerente de Vigilância de Zoonoses da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Eduardo Caldas, dá algumas dicas do que fazer para evitar acidentes.
“A prevenção de acidentes em áreas rurais se dá com o uso de equipamentos de proteção individual que são luvas de couro, botas ou perneiras, prestar atenção onde está pisando, se apoiando, não depositar materiais inúteis próximo às habitações, no entorno do domicílio. Nas áreas urbanas, em relação às aranhas, examinar as roupas e calçados, roupas de banho e cama também antes de usar.

Cuidados em relação ao destino do lixo, cuidados em relação à proliferação de insetos, principalmente baratas que são alimentos de escorpiões. Manter os ambientes muito limpos, as camas afastadas das paredes, vedação de paredes, assoalhos, forros e rodapés e uso de telas”, explica.

Em caso de acidentes, a recomendação do Ministério da Saúde é deixar de lado práticas populares e procurar imediatamente uma unidade de saúde. Como explica Eduardo Caldas. “Existem práticas muito comuns e populares que as pessoas fazem que não devem ser adotadas, por exemplo: amarrar o membro do indivíduo que se acidentou, fazer torniquete. Essas situações são desfavoráveis e não devem ser feitas. 

Sugar o ferimento no caso de ter sido mordido ou picado por uma cobra. Não é recomendável. O uso de alguns produtos, tipo pó de café, álcool e tudo mais no ferimento não é recomendável. O que se recomenda é que se procure imediatamente um profissional de saúde e procure, nesse momento, identificar e indicar que tipo de animal que foi o agressor para facilitar até a recomendação e a prescrição de soro sendo o caso”, finaliza.

Eduardo Caldas destaca ainda que no caso de encontrar um animal peçonhento, como uma cobra, por exemplo, é recomendável se afastar com cuidado e evitar assustar ou tocar no animal, mesmo que ele pareça morto. Depois disso, é preciso procurar uma autoridade local para que sejam tomadas as providências. (Do Ministério da Saúde

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário