quarta-feira

Veja o que significa a sustentabilidade nos Jogos Olímpicos de Londres


Londres, a "cidade verde"

O“greenwashing” ou o marketing verde de fachada é o que move a autoproclamada economia verde que nada mais é do que uma forma de pegar carona na questão ambiental que surgiu em função das mudanças climáticas e enganar o consumidor.

As Olimpíadas de Londres que quer vender a imagem de ser a mais sustentável das edições dos Jogos Olímpicos abusou do recurso confiando na conivência da mídia e na boa fé das pessoas.

Saber-se que Londres é a cidade mais suja da Europa e apesar de tentativas pífias para reduzir, os níveis de poluição continuam normalmente durante os jogos.

Dentre os patrocinadores oficiais dos jogos está a Dow Chemical, dona da Union Carbide, empresa responsável pelo acidente de Bophal, na Índia, em 1984, que entrou para história como um dos maiores desastres industriais. 

É a fabricante do “Agente Laranja”, desfolhante químico utilizado em larga escala no Vietnã, na destruição de florestas e solos, produto este que, tambem, foi utilizado em desmatamento na Floresta Amazônica.

Outro patrocinador é a Rio Tinto, a gigante da mineração que polui o ar e água com suas atividade ao redor do globo, colocando vidas em risco.

A BP ou Britisch Petrolium, petroleira inglesa, responsável pelo mais grave acidente em ambiente marinho, no vazamento de petróleo em plataforma no Golfo do México, em 2010.

E, para fechar o grupo dos ambientalmente corretos, a McDonald, uma das grandes responsáveis pela degradação alimentar no planeta – veja a verdadeira pandemia de obesos e problemas correlacionados – associados ao consumo do “fast food” onde é um ícone, e do trato desumano de animais que compõe o seu cardápio, como os frangos que são escaldados vivos em um processo de otimização de produção.

Isso sem falar na mensagem subliminar para os telespectadores e/ou publico dos jogos, que é associar a excelência dos resultados dos atletas nas diversas modalidades de esportes com o consumo de seus produtos, uma mensagem que vai pegar em cheio, sobretudo, as crianças.

Como vê, os tais jogos sustentáveis – que a mídia ainda vende – é uma verdadeira gozação.


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