sexta-feira

McDonald faz propaganda enganosa e ilude o consumidor


Além de tudo que já foi divulgado sobre a “bomba de efeito retardado” de um lanche do McDonald, para a saúde e vida do consumidor, tem mais esta. A empresa admite, nos EUA, o que aqui no Brasil seria considerado propaganda enganosa e passível de ação judicial conforme o Código do Consumidor. Até o Photoshop é utilizado para maquiar o produto, o que o consumidor não vê, ou se vê, não liga, como demonstra o comentário abaixo retirado de artigo no UOL.

Jeff Trip

29 minutos atrás
Não existe limpeza nas mesas, chãos, roupas, tenias de funcionarios. Bandejas imundas e nojentas, devemn estar infectadas. Banheiros imundos e horriveis, nojentos e pior que o de uma balada. Não lavãva minhas mãos quando ía ao Mec donalds. Gerentes mal educados e treinados para isso. Por esses motivos eu vou apenas 2 Vezes ao ano e isso ja faz 4 anos, não retiro nada da mesa para jogar no lixo, deixo tudo em cima da mesa, pois iria sujar minhas mãos ao tentar jogar no lixo. Tudo esta muito nojento. Temos que procurar um melhorzinho pra comer.... Isso porque eu como lanche, hamburgueres toda semana heim. Olha a receita que eles estão eprdendo se isso acontece com a grande maioria. Vergonhoso, sem falar do preço.

O McDonald's explicou, em um vídeo postado na internet, por que os sanduíches anunciados nas propagandas parecem diferentes, maiores e mais saborosos do que os vendidos nas lojas da rede.

O vídeo foi publicado no site da empresa no Canadá, em resposta à pergunta de uma cliente. A pergunta era: "por que sua comida nas propagandas parece diferente da encontrada na loja?".

O principal motivo da diferença, segundo o vídeo, é que o sanduíche feito na loja leva cerca de um minuto para ser montado, enquanto que o processo para fazer um sanduíche e tirar fotos publicitárias demora "algumas horas".

"É importante notar que todos os ingredientes usados são os mesmos utilizados no restaurante", diz a diretora local de marketing da empresa, Hope Bagozzi.


Como foi feito o vídeo

No video, a diretora vai a uma loja da rede de fast food e compra um sanduíche. Em seguida, vai a um estúdio fotográfico onde são produzidas as fotos para as propagandas.

Depois, as fotos dos dois sanduíches são comparadas: o comprado na loja e o lanche feito especialmente para ser fotografado para um anúncio.

Segundo o fotógrafo, as condições de luz são as mesmas para os dois lanches. "Queremos poder mostrar os picles e todos os condimentos", diz.

O vídeo mostra o processo de montagem do lanche, que é "arrumado" pelos retocadores e, depois, mostra também as alterações feitas nas fotos já no computador.

"A maior diferença é o fato de que colocamos todos os ingredientes, normalmente escondidos, para fora, para que você possa vê-los", diz Hope. No computador, os ingredientes ganham mais cores, e as imperfeições nos pães são disfarçadas.

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