sexta-feira

O carro elétrico pode não ser tão verde assim

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Carro elétrico abastecendo, na Suécia
A ideia de sustentabilidade e de uso de tecnologias limpas de baixa emissão de carbono ou de redução da pegada ecológica vem criando algumas situações inusitadas. A “promessa” dos carros elétricos é uma delas.

A China e a Suécia que são as lideres neste mercado de produção e uso dos carros elétricos vem mostrando uma contrapartida que, se não inviabiliza a tecnologia pelo menos exige uma reformulação ou ações adicionais.

Se na China o crescente uso do carro elétrico com a promessa de 1 milhão de novos carros por ano, reduz o “smog” nas grandes cidades e leva à economia de petróleo, por outro lado vem trazendo um aumento nas emissão de carbono em função da fonte de energia elétrica ser as termoelétricas movidas a carvão mineral.

Como a China produz 37% de todo carvão mineral do mundo, que gera 80% de sua matriz energética, este quadro não deve se alterar, já que a mudança para uma fonte mais limpa é improvável.

Na Suécia que não tem uma matriz energética, necessariamente, limpa: nuclear e biomassa, o carro elétrico é mais barato que o convencional, e além da fonte de energia elétrica, o seu uso  aumentou o consumo e a mobilidade ao lado da redução da “consciência ecológica” da população, o que vem aumentando as emissões de CO² no país.

Logo, o uso maciço do carro elétrico pode trazer vantagens ambientais, sim, mas, depende de toda a cadeia ou ciclo envolvido no processo para colocá-lo nas ruas.

Fonte:Utne

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2 comentários:

  1. Trecho de uma Reportagem da Greencarreports:
    Mesmo que um Nissan Leaf 2012 fosse carregado exclusivamente de eletricidade produzida por centrais elétricas movidas a carvão, ainda assim o Leaf produziria 15% a menos de dióxido de carbono se comparado ao Nissan Versa 2012 a gasolina.
    *Com a vantagem de afastar a poluição dos grandes centros, que é responsavel por milhares de mortes por ano.(Seis(6) Vezes mais que o transito)....

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    1. Olá!

      Interessante a informação. Como nos referimos no artigo acima, e que você ratifica, a redução relativa da poluição nas grandes cidades é, em si mesmo, um grande trunfo da tecnologia.

      Além do crescente uso de carvão mineral, a tecnologia de produção de baterias para os carros elétricos é dominada pela China que é, tambem, o maior produtor, e exportador, das “terras raras” minerais que, como o nome diz, são raros e pouco existentes no planeta e que deve colocar um limite sério no desenvolvimento e expansão do carro
      elétrico como alternativa energética e de transporte.

      Leia:Terras raras, cada dia mais raras no mercado

      O problema, talvez, resida na insistência em continuar com o modelo de transporte individual – automóveis – que é a “menina dos olhos” das montadoras, quando a opção deveria ser por um transporte coletivo de qualidade.

      O que resolveria alguns problemas graves, como a melhoria da qualidade de vida nas grandes cidades, aumento da mobilidade urbana e redução efetiva do que é considerado como principal fator das mudanças climáticas: o aquecimento global.

      Um abraço

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