quarta-feira

Brasil vai produzir energia limpa na Antártida


O pioneirismo do Brasil no uso de energia renovável que começou com o pro álcool no inicio dos anos 70 não deixa de surpreender. É o caso do carro flex, o uso de 25% na mistura com a gasolina e, agora, na produção de energia na Estação Antártica Comandante Ferraz, substituindo o óleo diesel que é utilizado, tambem, pelos demais países que mantem estações de pesquisa na região.
É o resultado de uma parceria entre a Petrobras Biocombustível, Vale Soluções em Energia (VSE) e a Marinha do Brasil.
A iniciativa abre a expectativa de abertura de um novo campo de uso do etanol nacional na produção de energia elétrica, elem do forte efeito simbólico: “Queremos desenvolver na geração de energia elétrica limpa o mesmo conhecimento e competência que temos na área de etanol combustível”, como disse o diretor de etanol da Petrobras Biocombustível, Ricardo Castello Branco.
Os testes começam a partir de novembro próximo onde serão analisadas a utilização do etanol sob condições climáticas extremas em um gerador específico, quando serão utilizados tanques especiais sobre trenós produzidos peal Petrobras para o transporte do etanol até a estação.
Os geradores foram desenvolvidos Vale Soluções em Energia – Vale, 53% e BNDESPar, 47% – já produzidos para a Amazonas Energia, da Eletrobras, para a geração de energia limpa em substituição ao óleo diesel na região.
A utilização do etanol para produção de energia, abre boas perspetivas de mercado no médio prazo, como diz o diretor da Petrobras Distribuidora. "Veja a necessidade de energia do Japão, por exemplo. Grandes geradores que funcionem a partir de etanol poderiam suprir parte dessa demanda".
Na Estação Comandante Ferraz, do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), gerenciada pela Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), o Brasil realiza estudos sobre os impactos do aumento da concentração de gases de efeito estufa no planeta, além de pesquisas científicas sobre os fenômenos que ocorrem no continente, e tem como uma das prioridades a qualidade ambiental das operações da estação na Antártida.
Fonte: Estadão
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário