sábado

Como se debicam as galinhas nas granjas

.
Sabe como é feita a “debicação” dos pintinhos? É uma prática adotada pelos criadores e aviários, para que possam viver confinados e amontoados sem se bicarem uns aos outros, provavelmente por uma reação natural na busca por espaço vital, natural.

É o que se denomina ‘canibalismo’ que, como falamos acima, deve ser resultante do grande estresse a que são submetidos nas condições antinaturais em que são criados.

Os bicos são “fritos”, literalmente em uma chapa quente até quase a metade ou são cortados em uma “guilhotina”, como vê na imagem, o que não deve doer nada, não é verdade? É o que devem pensar os autores da ideia. Também, para a vida que levam isso deve ser considerado “fichinha”, como se diz.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

12 comentários:

  1. Os frangos de granja tem o bico cerrado exatamente por causa de canibalismo entre eles, os animais comem muita ração, comem o dia todo e dorme, em um mês praticamente já estão pronto para abate. se não dão comida para eles, os mesmos comem um aos outros por isso cerram o bico.

    ResponderExcluir
  2. Criação de galinha é uma coisa muito desumana mesmo. Se não me engano são de 14/20 galinhas por metro quadrado. É muita coisa!!!

    ResponderExcluir
  3. Gente que crueldade , imagina a dor que o animal cente , o vergonha de ser humano !

    ResponderExcluir
  4. na verdade... deve ser cortado mais da metade, 2/3, e se feito corretamente o animal passa a se alimentar melhor, claro que dói, mas não é uma "fritura" o bico é cortado por lâminas quentes que cauterizam a ferida, as lâminas são quentes para facilitar o corte

    P.S.: usar aparelho dentário também dói pra caralho, mas fazemos isso

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, é a verdade e claro, vai aparecer muitos bobocas pra falar "eu não vou parar de comer frango por isso". Não adianta esperar uma atitude melhor de quem pensa dessa forma.

    ResponderExcluir
  6. os fragos são debicados para não selecionarem as partículas da ração, assim comem tudo e ganham peso mais fácil, e a primeira debicagem é feita com 12 dias.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Alguns comentários foram suprimidos porque faltaram com o bom senso, o respeito a outros usuários ou que fizeram autopromoção ou promoção de site e conteúdos, fugindo ao objetivo do artigo e do blog.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    O propósito do artigo é, sobretudo, enfatizar a falta de ética e/ou sentimento humanitário no processo de criação e abate de animais para o consumo.

    A necessidade do lucro a qualquer custo, é o que leva à adoção destes métodos.

    E, embora, existam controvérsias sobre a necessidade e racionalidade no consumo de proteína/carne, o que se questiona, mesmo, são os métodos, já que, o consumo é uma questão de foro íntimo.

    ResponderExcluir
  9. Gente, que exagero... igual falou o camarada ali em cima, nós humanos também somos submetidos a várias coisas que doem também. Sou zootecnista, responsável pela produção animal. A debicagem é feita exatamente por causa do canibalismo. A debicagem é autorizada pela sociedade de bem estar animal, sendo um procedimento rotineiro, que não prejudica a saúde do animal. Se não houver ração para comer, o frango, que se alimenta somente para satisfazer as suas necessidades em energia (possuem poucas papilas gustativas, não sentem o gosto de alimento algum), vão procurar outra fonte de energia, e como é da evolução da espécie, são animais onívoros que comem sim os outros animais e até mesmo outros frangos. Da mesma forma acontece com as galinhas poedeiras. Se não tivesse debicagem, nós nunca teriamos ovos para comer no café da manhã, pois assim que elas "botam" os ovos, o primeiro instinto é "bicar" o mesmo... se o bico fosse afiado, o ovo estouraria, e a galinha comeria todo o ovo, não sobrando nada pra nós, humanos

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Resta saber qual o conceito de ‘bem estar animal’ “...autorizado pela sociedade de bem estar animal...”.

    Apesar de suas explicações técnicas, o fato é que se desconhece o canibalismo em animais – aves – criadas em condições normais sem o confinamento e o estresse a que são submetidas nas ditas criações industriais, que é a tônica nos aviários.

    Quanto a bicarem os próprios ovos, nem sempre, já que, na grande maioria dos criadouros, como pode conferir em imagem no link: http://metanoverde.blogspot.com/2011/07/fabrica-dos-frangos-que-voce-come.html elas não teem acesso aos ovos depois de postos.

    As tais ‘racionalização’ da produção e a otimização dos lucros, são as justificativas para a adoção de métodos e técnicas desumanas e não éticas, por mais que estas sejam aprovadas pela “sociedade de bem estar animal”.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Olha pra falar a verdade vocês nunca viram nem frangos vivos então não vem falando o que nem vê...
    vá um dia conversar com quem cria pintinhos e vai saber que isso é feito porque por mais espaço que eles tenham eles brigam como qualquer animal e muitos se machucam grave ficam cegos ou até morrem

    ENTÃO ISSO DÓI MAS É BOM PRA ELES

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Brigar, “todo mundo briga”, nós, os pintinhos... O lance é que ‘canibalismo’, mesmo, se deixarem eles se comem, literalmente.

    Neste sentido, existem evidências – comprovadas em experimentos controlados em laboratório – que indicam que, o aumento da violência, inclusive a nossa, é inversamente proporcional ao espaço disponível, ou seja, quanto menor o espaço para cada um, aumentam as probabilidades de brigas.

    É o tal do “espaço vital” que todo ser vivo tem, ou teria, e se suprimido brigam por ele, inclusive, como disse, nós mesmos.

    Nesse caso, é, mesmo, bom para quem luta por seu espaço vital, sejam animais irracionais ou humanos.

    ResponderExcluir