Esta onda de beber água mineral que se insinuou devagarzinho, e hoje predomina nas residências, sobretudo, não traz nenhum ganho significativo na qualidade da água, é só o resultado de um marketing certeiro das indústrias da área. É a privatização, de fato, de um bem ou recurso que é gratuito e serviço do Estado, a própria água.
Apesar da legislação que tenta regulamentar e controlar o comércio da água, nada garante que ele leve alguma vantagem sobre a água de torneira. A própria agência oficial responsável pelo controle, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) admite que é impossível fazê-lo em sua totalidade.
Na Califórnia, nos EUA, a Coca Cola e Nestlé que monopolizam a venda de água naquele país, foram condenadas por engarrafarem a água publica, das torneiras. Estas duas empresas estão na disputa pelo domínio do mercado também aqui, no Brasil e, a avaliar pelas suas “praticas”, não tem nome nem o peso da marca que garanta alguma coisa.
A água de torneira no Brasil é potável, adequada ao consumo "in natura" e tem um controle mais preciso e rigoroso de sua qualidade.
Na contramão dos modismos, a cada dia aumentam declarações de estudiosos e autoridades na área, que atestam a qualidade superior da água das torneiras, sobretudo se filtrada, quando “perde” o cloro utilizado em seu processamento, cloro este comum nas águas minerais.
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Olhe as propriedades da água da torneira e olhe também as propriedades da água mineral, verás que existe muita diferenção. Quanto as empresas , nos EUA engarrafarem agua da torneira, aqui no Brasil também pode ser feito, mas o no disso é : ÁGUA PURIFICADA ADICIONADA DE SAIS , e isso deve constar no rótulo da produto. E mais nã é crime.
ResponderExcluirGrato.
Olá!
ResponderExcluirÉ, você tem razão sobre as diferenças entre as duas. Mas, sobre a ilegalidade do engarrafamento da água de torneira, é o que foi noticiado pela mídia nos EUA. A Nestlé e a Coca-Cola foram efetivamente condenadas em ação judicial, já que, em princípio, a água de torneira é gratuita, pois, o preço cobrado, lá nos EUA e aqui, representa apenas o repasse dos custos de capitação, tratamento e distribuição, logo é um bem social garantido pelo Estado.
Inclusive, a mesma matéria fala sobre um movimento crescente, na California, de abondono no uso da água mineral e retorno à água de torneira, o que passou a ser adotado por restaurantes como um ítem diferenciado.
A água mineral é uma mercadoria como outra qualquer, inclusive as águas modificadas. O Ministério Público em Belo Horizonte está com uma ação contra a Coca-Cola, em virtude desta ter lançado uma “água modificada” o que é ilegal no país, só para se ter uma idéia das práticas comerciais desta e de outras empresas.
A água é um recurso natural simples e essencial à sobrevivência, e o que fazem as empresas é tenterem justificar a transformação em mercadoria de um recurso que, conforme a Constituição Federal, é uma propriedade do Estado, logo da população, e não uma mercadoria.
Quanto às tais propriedades da água mineral, é bom lembrar que água essencial não é refrigerante, tônico nem medicamento.
Boa a sua contribuição.
Um grande abraço