segunda-feira

Agrotóxicos, defensivos e transgênicos,‭ ‬venenos à mesa

.
Os‭ ‬defensivos agrícolas entraram há tanto tempo e tão profundamente em nosso cotidiano,‭ ‬em nossa,‭ ‬vida ou mais precisamente em nossa alimentação e nossos corpos que,‭ ‬parece ter-nos tornado refratários a notícias ou advertências sobre o seu uso e malefícios sérios que provocam em nossa saúde e vida,‭ ‬por mais radicais e alarmantes que sejam.

 O Brasil detem um triste recorde, quando a partir de 2009 tornou-se o maior consumidor mundial de agrotóxico, o que reduz drasticamente as nossas chances de ter acesso a um alimento saudável, efetivamente.

A pergunta recorrente e fatalista é:‭ ‬fazer o que,‭ ‬ou comer o que‭? ‬Como os seus efeitos não são‭ – ‬como poderia dizer‭? – ‬imediatos,‭ ‬e sim sutis e cumulativos,‭ ‬não costuma haver o estabelecimento de uma relação de causa e efeito quando acometidos por doenças sérias e/ou fatais,‭ ‬comprovadamente associadas ao seu uso.‭

O mesmo ocorre com o coquetel químico de‭ ‬aditivos e‭ ‬conservantes nos alimentos industrializados, que se consome a cada dia mais, alem do‭ crescimento no uso de sementes transgênicas, muitas delas proibidas em muitos países‬. Leia mais sobre o uso de transgênicos no país, clicando no link: Transgênicos.

A desinformação ou ignorância sobre isso ajuda a explicar,‭ ‬mas,‭ ‬mesmo no caso onde ela‭ – ‬a informação‭ – ‬existe,‭ ‬porque rola a displicência,‭ ‬o comodismo e uma boa dose do tal do pensamento mágico,‭ ‬ou seja,‭ ‬não vai acontecer comigo.

Muitas leis no país já obrigam produtores e fabricantes a colocarem informações e sobre os produtos e advertência sobre os seus riscos e malefícios,‭ ‬mas,‭ ‬ainda é uma mera formalidade,‭ ‬já que,‭ ‬praticamente não se lê rótulos das embalagens,‭ ‬tanto é que ninguém reclama do absurdo do tamanho das letras,‭ ‬praticamente inacessíveis à visão comum,‭ ‬que pode muito bem ser um‭ “‬truque‭” ‬dos fabricantes para burlarem a lei e enganarem você,‭ ‬desestimulando o controle do‭ ‬consumidor.

O lance aqui não é alarmar ninguém,‭ ‬mas,‭ ‬se preza a sua saúde,‭ ‬a sua vida,‭ ‬é bom começar a se informar e buscar alternativas.‭ ‬Elas existem,‭ ‬com certeza,‭ ‬para quem quer encontrar.

Se quiser mais informações sobre alternativas mais saudáveis e outras informações sobre agrotóxicos e defensivos agrícolas,‭ ‬clique no link:‭ ‬Alternativas de alimentos saudáveis e outras informações.‭ ‬É só seguir o comando à sua esquerda,‭ ‬na barra amarela junto à barra‭ ‬de ferramentas de seu navegador e conferir os artigos.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário