sábado

Água, um problema de matizes apocalípticas


O “planeta água”, pelo menos aparentemente, tem ¾ de sua superfície coberta por água, sendo 97 % de água salgada e apenas 3% de água doce. Entretanto, a maior parte destes 3% é constituída por água congelada nas geleiras, que ninguém em sã consciência gostaria de derreter e usar, outra parte esta em forma de vapor, na atmosfera, e o restante em forma líquida, em reservatórios naturais subterrâneos e na superfície, em forma de rios e lagos que é basicamente a forma que supre nossas necessidades e corresponde a 1% do total.

Rio Citarum, na Indonésia 
Com já vimos falando aqui reiteradamente, o mau uso ou uso irracional desse recurso tão precioso quanto limitado, vem reduzindo drasticamente as nossas opções de uso e consumo e não é por menos que 1,5 bilhões de pessoas em todo o mundo tem dificuldades para suprir suas necessidades mais elementares, já que as reservas de água disponíveis não estão distribuídas tão democraticamente por todo o planeta.

Dos maiores rios do planeta, por exemplo, só o Rio Amazonas e o Rio Congo, na Africa, teem águas consideradas apropriadas para o uso, ou seja, estão livres de poluentes. Os demais se tornaram verdadeiros esgotos a céu aberto, por obra e graça da ignorância, senão burrice mesmo. 

Em um aparente paradoxo, em que as necessidades de recursos naturais, sobretudo a água, se acirra com o desenvolvimento econômico de vários países e a chegada ao consumo de massa de centenas de milhões de pessoas, este próprio processo de desenvolvimento está matando os rios e condenado o mundo a conviver em futuro breve, com mais escassez e provavelmente com conflitos ou guerras pela posse do precioso líquido.


De toda água consumida, apenas, 10% é, efetivamente, de uso domestico, sendo que 69% vai para o setor agrícola e 21% para o industrial e, a avaliar pelo grande desenvolvimento industrial e as crescentes necessidades de alimentos, esta divisão tende a se alterar, embora não se saiba bem como.

Em função disso, vem aumentando perigosamente o consumo dos reservatórios subterrâneos, embora não se saiba exatamente qual o seu percentual real em relação ao total de água doce, estima-se em 30 %, cujas águas estão sendo usados principalmente por regiões agrícolas nos EUA, China, Índia e Paquistão, com consequências que vão desde o seu esgotamento, como o aumento da evaporação, das chuvas e do nível dos oceanos.

Como vê o quadro não é dos mais animadores, entretanto, uma coisa é certa. A forma como usa a água no seu cotidiano, tem tudo a ver com a atenuação ou agravamento deste quadro com cores apocalípticas. Pense nisso!

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário