sexta-feira

Aquífero Guarani, a reserva é real?


Clique nas imagens para ampliar

Aquífero Guarani. Não parece novidade, não é mesmo? Volta e meia sai alguma coisa na mídia sobre este surpreendente recurso que a natureza dotou o país. O Aquífero Guarani é um reservatório natural de água doce em formações geológicas porosas e permeáveis, que contribui para o abastecimento de rios e nascentes.

O Aquífero Guarani tem 1,2 milhões de quilômetros quadrados de área, que se estende a Argentina, Paraguai e Uruguai, sendo que 70% dele em território brasileiro nos estados do RS, SC, PR, SP, GO, MT e MS. Ele contribui, inclusive, para que o Brasil detenha as maiores reservas de água doce do planeta com, aproximadamente, 12% do total.

Apesar de ter um recurso tão valioso de água doce como este e, principalmente, a sua relevância em um cenário de escassez no planeta, que vem sendo agravada com as perspectivas de um hipotético aquecimento global, não existe, efetivamente, uma política de proteção e de racionalização do uso dessas reservas.

A própria Lei de Resíduos Sólidos que se arrasta no Congresso Nacional há pelo menos 20 anos, atenderia este objetivo, pois, o aquífero está sob áreas densamente povoadas e de “agricultura industrial” super intensiva, quando se sabe que os resíduos e o lixo, além de adubos químicos e defensivos agrícolas se infiltram no solo e já podem ter comprometido ou contaminado sabe-se lá quanto deste reservatório.

Existem, inclusive, especulações que associam à presença de tropas norte-americanas no pais vizinho, Paraguai, a intenções nada amistosas e/ou respeitosas com relação a água do Aquífero Guarani, diante das cada vez mais alarmantes previsões de escassez de água no planeta, logo, a ausência de uma política de proteção e regulamentação do uso dessas reservas que envolva tambem os demais países da fronteira é incompreensível.

Leia artigos relacionados:
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

9 comentários:

  1. Não desisti, não, apenas estou com muito pouco tempo. Obrigada pelo link.
    Zara

    ResponderExcluir
  2. Que bom!

    Espero que possamos ter um parceria produtiva.

    ResponderExcluir
  3. A política de proteção a natureza no Brasil é uma vergonha, e a ministra do meio ambiente ainda vai na TV dizer só besteiras, eles não tem nem vergonha...

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    É, o Aquifero Guarani é um exemplo de que muito precisa ser feito, pois, as discussões vem girando apenas em torno de outras questões ambientais, e é como se o aquífero e seus problemas não existissem.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. O que você sugere Sr. Paulo Athayde?

    ResponderExcluir
  6. É uma boa pergunta.

    Eu acho que a primeira coisa a ser feita é tornar publica esta imensa riqueza que é um dos maiores aquíferos do mundo e com um detalhe que o diferencia dos demais, que é natureza potável de suas águas, quando se sabe que no resto do mundo são improprias para o consumo em sua maioria.

    Existe um movimentto no mundo pela transformação da água em mercadoria que vem sendo dominada por grandes empresas multinacionais, que estão interessadas, com certeza, em uma reserva assim. Portanto o primeiro passo é levar ao conhecimento da população brasileira, principalmente aquela que mora na área do aquífero, para forçar uma tomada de decisão mais efetiva das autoridades dos 4 países, tanto no sentido de preservar a reserva, a qualidade de sua água, como a posse efetiva do povo e do país sobre o recurso.

    O orgão que já existe para tratar do caso, o Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aquífero Guarani, composto pelos 4 países, vem fazendo levantamentos sobre a reseva desde 2003 e pelo visto não se dignaram a divulgar os resultados e conclusões para a população como deve ser feito.

    ResponderExcluir
  7. Garanto que pouca gente deve saber disso, do Aquifero

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. É verdade. A desinformação é um prato cheio para que se tomem decisões sobre ele – ou qualquer outra coisa – que não favoreçam a população nem ao país. Já houve uma tentativa de privatização da água no governo anterior (Fernando Henrique Cardoso - PSDB) e, com certeza, as empresas estrangeiras interessadas, tambem, estavam de olho no Aquífero.

    O interessante é que vi/li um forum em um site francês sobre meio ambiente onde se debatia, exatamente, o Aquífero Guarani... como vê, se até os franceses estão interessados...

    Foi esta a intenção do artigo, informar, mas, pelos número dos comentários dá para perceber que, por aqui, “a ficha ainda não caiu”, não é verdade?

    ResponderExcluir