quinta-feira

Descarte das baterias de celular no meio ambiente, a contaminação da água e os riscos para a saúde


O descarte de baterias de todo tipo, principalmente as de celular, representa um grande desafio e vem exigindo uma política adequada com o engajamento dos próprios fabricantes, mas, sobretudo, do usuário.

Diante da gravidade da situação o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) teve resolução aprovada no Congresso Nacional atribuindo aos fabricantes a responsabilidade pela coleta de baterias e pilhas, em regulamentação oportuna diante do crescimento no número de celulares no país e outros gadgets no país.

O objetivo é impedir que elas cheguem aos lixões ou ao meio ambiente, pois, como sabemos, elas são constituídas por metais pesados como chumbo, cádmio, níquel e outros, altamente tóxicos. Livres no meio ambiente, estes metais irão comprometer os lençóis freáticos, e quando a água for  consumida pode levar ao surgimento de doenças sérias como o câncer.

O Brasil está em 16º lugar entre os países que mais reciclam baterias de celular, o que é pouco, tendo em vista que é um dos maiores vendedores de celular do mundo e conta hoje com mais de 200 milhões de unidades.

Em função disso, você não deve jogar bateria – qualquer bateria – no lixo comum, mas, buscar um local adequado para o seu descarte como a própria loja onde comprou o seu celular, ou supermercados com coletores seletivos de lixo que possam encaminhá-las de forma adequada para o fabricante e/ou para a reciclagem.


Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

14 comentários:

  1. O ultimo parágrafo ficou confuso. Deve-se "jogar a bateria (qualquer bateria) no lixo comum, mas buscar um local adequado para o seu descarte". Jogo no lixo comum ou levo até um posto de coleta (loja de origem, supermercado)?.

    ResponderExcluir
  2. Olá Giorge!

    Muito obrigado pelo comentário e pela correção. Observando o texto, onde deveria ter...não deve jogar...,estava escrito...na deve jogar. Foi uma distração que deixou passar aquele erro de digitação que, conforme disse, deixou o texto confuso.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Esse texto é mais direto no assunto, e eu preciso disso pro meu TI. Vlw

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Bom que tenha gostado. É este o propósito, contribuir com subsídios para uma atitude ecologicamente mais adequada e sustentável.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. vlw salvou meu trabalho

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, ficamos felizes que tenha sido útil para você.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá Vitor!

    Bom que tenhamos sido úteis para você. Volte sempre.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Gostei da clareza do texto, vai me ajudar bastante no meu trabalho de logistica reversa! Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mayara!

      Ficamos felizes em poder ajudar. É o propósito do nosso blogue.

      Um abraço

      Excluir