domingo

Água, um produto cada vez mais raro e precioso é, também, responsabilidade sua

Uma coisa bem urbana, ou seja, que vemos principalmente nas grandes cidades é um rompimento de cano ou tubulação de água em via pública e, os carros e pessoas passarem por cima, reclamando da prefeitura ou do governo, naquele exercício insensato e inútil de alugar o ouvido mais próximo e xingar a mãe dos governantes.

São algumas (ou muitas) horas de água tratada com o dinheiro público – seu, também – a um custo elevado desde a captação, tratamento e transporte, até chegar a sua torneira, literalmente, descendo pelo esgoto, representado uma grande perda de dinheiro e, sobretudo, de recurso natural precioso.

Isso para dizer o mínimo, pois, a água – potável no caso – é de valor inestimável já que cada vez mais rara, embora você não perceba ou não saiba, ao vê-la fluir todos os dias pela torneira em sua casa.

Tão rara e tão “cara”, que a legislação prevê o seu acesso como um direito inalienável de qualquer pessoa, logo, no Brasil, ela não é vendida. O que você paga é o repasse rateado dos custos de sua captação, tratamento e transporte até a sua casa.

As perspectivas de escassez são tão grandes e sérias que cresce aqui, como já é prática em muitos países, as intenções de transforma-la em mercadoria, quando só terá acesso a ela quem tiver dinheiro para pagar um preço de mercado. A "moda" de se consumir a água mineral é um bom exemplo de como as empresas, atravéz da publicidade e da mídia, conseguiram transformar a água em mercadoria, quando se sabe que a água de torneira - tratada - e filtrada é de qualidade superior à mineral.

O detalhe interessante, é que empresas como a Nestlé e a Coca Cola vem gradualmente dominando o mercado de água mineral engarrafada no Brasil, como fizeram em outros países, como nos EUA, onde veem sendo processadas por adulteração da água e apropriação de um bem público.

Portanto, é hora de repensar o seu uso da água. Volte a usar a água filtrada, cuide dos excessos ou desperdícios no seu cotidiano e, quando vir um vazamento em qualquer lugar, comunique imediatamente a empresa responsável, pois, agindo assim estará prestando um serviço inestimável a si mesmo, às futuras gerações e à vida.

Leia artigos relacionados:

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário