quinta-feira

Separe o lixo, mesmo que não exista uma coleta seletiva regular onde mora

.
O lixo como um subproduto inevitável das atividades humanas, só se caracteriza como tal, após a mistura que ocorre em casa e depois no lixão.

A adoção da coleta seletiva, que começa com a seleção doméstica, permite a reciclagem dos subprodutos da industrialização dos alimentos, sobretudo, sob a forma de embalagens, vasilhames etc.


Essa cultura da separação doméstica, coleta seletiva e reciclagem, ainda, é incipiente, diante do volume descartado, mas, ela cresce gradualmente o que representa ganhos significativos na economia de recursos naturais, energia e custo ambiental.

Mesmo que não exista a coleta seletiva no bairro ou cidade onde mora, convém começar a adquirir o hábito de separar o descartado, em sacos ou sacolas separadas, o que, além de aumentar a sua percepção e consciência para o problema, facilita a coleta de “catadores” nos lixões – caso não haja coleta seletiva – e conseqüentemente a reciclagem.

Grandes soluções sempre surgem de pequenas atitudes/ações, e fazer a sua parte deixa você em paz consigo mesmo e contribui para um meio ambiente mais saudável.

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário