domingo

Lixão gigante no Oceano Pacífico


Clique na imagem para ampliar
Já falamos aqui sobre a “capacidade” humana de produzir e espalhar lixo pelos lugares mais insuspeitáveis, como o espaço, em artigo anterior: "O planeta terra e o lixão no espaço", que você pode ler clicando no link.



Um velejador descobriu, enquanto participava de uma competição em uma “zona morta” – sem tráfego – do Oceano Pacífico, um lixão semi-submerso composto quase inteiramente de plástico, cobrindo uma área equivalente aos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo juntos.

É um fenômeno natural das correntes marinhas o que levou a concentração nessa área. O lixo que é atirado ao mar por navios, plataformas de petróleo e mesmo aquele que é lançado pelas águas das chuvas e esgoto.

Essa quantidade de plástico e materiais sintéticos de todo tipo tem provocado a morte de mais de um milhão de aves marinhas, de 100 mil mamíferos marinhos como baleias, focas, leões-marinhos, além de tartarugas e outros animais que os confundem com alimento.

A descoberta é recente e ocorreu por acaso, já que o fato de ser semi-submersa não é perceptível por satélites. A onda de informação que vem rolando em consequência da divulgação do relatório sobre 
mudanças climáticasaquecimento global (IPCC), vem revelando o descaso com que nós vimos tratando o meio ambiente desde sempre.

E você, o que acha? Comente! Dê a sua opinião"

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário